4 erros de quem está abrindo a primeira empresa

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É preciso mais do que somente força de vontade e disposição para abrir uma empresa. Empreender não é uma missão simples, e muitos desafios podem ser ainda mais complicados se o gestor não identificar (e evitar) alguns erros ao longo do processo.

Como não há um manual de instruções com todas as etapas que se deve seguir, muitas vezes os novos empreendedores nem sequer se dão conta de que estão cometendo erros. Cada caso será um caso, segundo o nicho de atuação e as legislações municipais e mais gerais que devem ser preenchidas.

Porém, alguns desses deslizes podem ser identificados e corrigidos previamente. Para ajudar nesse desafio, no post de hoje listamos alguns dos erros de quem está abrindo a primeira empresa. Confira!

1. Não ter um plano de negócios é o principal dos erros de quem está abrindo a primeira empresa

Abrir uma empresa é uma tarefa que requer responsabilidade e investimento. É preciso avaliar as possibilidades do mercado e os riscos que se corre ao se lançar nele. Por essa razão, é fundamental elaborar um bom planejamento antes de qualquer ação, a fim de evitar diversos dos erros de quem está abrindo a primeira empresa.

O plano de negócios protege o empreendedor de possíveis riscos que possam fazer com que fracasse logo no início do projeto. É nele que se organizam as informações sobre os recursos necessários para o negócio funcionar — sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos.

Não é necessário que o plano seja um documento extenso, mas deve incluir projeções futuras, considerando sempre o melhor e o pior cenário do mercado. Não adianta deixar a ansiedade e a necessidade comandarem a ideia de abrir uma empresa: é preciso estimar também se esse novo passo é realmente adequado.

2. Não identificar o público-alvo e ignorar as necessidades do cliente

Outro dos principais erros de quem está abrindo a primeira empresa é achar que será viável vender para “todo mundo”. Isso não é verdade, não importa se o seu segmento for bastante diversificado.

A definição de um público-alvo direciona a empresa a chegar aos bons resultados, diminuindo consideravelmente os erros e a perda de tempo e dinheiro. Isso porque, com um público-alvo bem recortado, as estratégias de marketing e atendimento tornam-se mais personalizadas. O foco será a necessidade daquele grupo de clientes.

erros de quem está abrindo a primeira empresa

O mercado é altamente competitivo. Somente se você tiver, por propósito maior, a satisfação dos clientes será capaz de ter as noções certas para encantá-los e conseguir sua fidelização.

3. Desconsiderar a concorrência, sem apresentar um diferencial competitivo

Para atender as exigências do mercado é preciso analisar quem já se encontra nesse cenário. Uma nova empresa deve considerar sempre quem são os seus principais concorrentes e saber quais os seus pontos mais fortes e os mais fracos.

De que forma a sua empresa pode suprir os desejos e fraquezas já existentes? Esse pode ser o seu diferencial. Não existe espaço para “mais do mesmo”. Seus processos e ideias devem ser adaptados para atender às necessidades do consumidor e à realidade do mercado.

Para obter resultados ainda melhores, é indicado ir além dos concorrentes diretos e analisar o mercado de forma abrangente.

4. Misturar finanças pessoais com o caixa da empresa

Esse pode ser um erro bastante comum, especialmente entre os pequenos empresários. Usar o capital de giro da empresa para suas despesas domésticas, e vice-versa, pode contribuir para que a empresa entre em colapso de controle e crise financeira.

O passo ideal é a definição do pró-labore dos sócios ou da participação do dono do negócio, de modo a fazer a transferência daqueles valores para suas contas pessoais no tempo apropriado.

Do contrário, o empreendedor vai se atrapalhar nos cálculos sobre a margem de contribuição e acabar cobrando preços indevidos pelos produtos ou serviços do negócio.

Estar ciente sobre alguns dos erros de quem está abrindo a primeira empresa pode facilitar de forma incrível os processos que você terá pela frente. E encaminhar seu negócio na direção do sucesso.

O que achou das dicas? Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui o seu comentário!

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