4 lições para fazer sua equipe vender mais

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Você alguma vez já teve que lidar com a desmotivação de seu time de vendas? Ou a situação simplesmente é que eles não estão vendendo o suficiente? Alcançar metas de vendas já é um desafio e tanto. Porém, descobrir onde está o problema é um pouco mais complicado, concorda? Afinal de contas, o que poderá fazer sua equipe vender mais?

Primeiro, esteja ciente de um fato irrefutável, em relação a qualquer empresa e qualquer setor: empresas são formadas por pessoas e por processos. O que se pode fazer é aperfeiçoar processos e levar pessoas a serem mais produtivas. Motivá-las com certeza é um meio ótimo de conseguir isso. Veja a seguir nossas dicas para alcançar tal objetivo!

1. Proporcione o ambiente ideal para se trabalhar

Ambientes profissionais agradáveis e saudáveis colaboram, diretamente, com a produtividade e desempenho de qualquer pessoa. São condições que nos levam a enxergar nosso trabalho com prazer, e não como tarefa cansativa e entediante. Para isso, invista na estrutura do escritório. Monte espaços de lazer e descanso para seus colaboradores.

Ter esses espaços na empresa é ótimo para que o pessoal possa dar uma parada de vez em quando. Quando relaxamos e nos distraímos, renovamos nossa energia para o trabalho, isso todos sabemos. Dar à equipe a opção de trabalhar em casa alguns dias da semana também ajuda. Relaxados e com menos stress eles estarão aptos a vender mais.

2. Treine bem sua equipe para poder vender mais

Sem treinamentos adequados e assertivos fica difícil obter bons resultados de um time. Faz-se necessário indicar que vias tomar a fim de obter um objetivo específico. Implemente o treinamento para a equipe de vendas. Munidos das estratégias certas, eles entenderão a demanda e os perfis de seus clientes e atingirão essas metas.

O setor de vendas tem de ficar absolutamente alinhado, a fim de encarar cada fase dos processos comerciais. Não precisa se restringir apenas ao treinamento. Outros incentivos são possíveis, como alguma especialização na área.

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3. Estabeleça metas que façam sentido para eles

As metas não podem ser só quantitativas. Elabore-as de maneira inteligente e definida. Não podem ser vagas, e nem impossíveis de se atingir. Especificidade, relevância, mensurabilidade são fundamentais para definir metas coerentes. Assim como a definição de um tempo específico. Esse conjunto de características levará a equipe a vender mais.

Você só poderá motivar adequadamente um vendedor se a meta for viável de ser atingida. E se ela for bem definida e tiver sua importância bem compreendida e fazendo sentido. Procure também estabelecer uma meta não só para vendas em si, mas para outras tarefas. Defina, por exemplo, quantidades de ligações, abordagens e reuniões a serem feitas.

4. Gratifique, não somente em forma de dinheiro

É sempre ótimo oferecer premiações e gratificações aos colaboradores que atingiram determinados objetivos. Isso gera incentivo para vender mais e demonstra o reconhecimento da parte da empresa. Mas a maioria define gratificações somente em forma de comissão. A verdade é que se pode oferecer outros tipos de gratificações.

A ideia é que você tenha mais informações a respeito de cada colaborador, conhecendo seus hábitos e gostos. E demandas pessoais, é claro. Não é em todos os casos que o incentivo financeiro será a opção mais gratificante. Conheça-os mais a fundo e use sua criatividade!

Sabemos que não é nada fácil manter as metas de vendas em dia, nem para vendedores, nem para gestores. Incentivar a vender mais envolve uma série de mudanças que podem ser aplicadas à sua empresa, como demonstrado. Então, repense a estrutura do espaço, as rotinas dos colaboradores e como são formuladas as metas. Todos têm muito a ganhar.

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas sobre vendas! Não deixe de conferir, também, como formar um time de vendas implacável.

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