4 motivos para investir no MARKETING DE ATRAÇÃO

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marketing de atração de clientes

A comunicação interruptiva já não é a única alternativa para as marcas. O Inbound Marketing ou marketing de atração é uma possibilidade que tem ganhado cada vez mais força e a preferência de pequenas, médias e grandes empresas.

Começar o investimento nessa abordagem permite explorar os seus pontos positivos e maximizar os resultados. Principalmente, pode ser uma solução para destacar sua marca em um mercado dinâmico e competitivo.

Para entender melhor o cenário, confira 4 motivos para investir no marketing de atração.

1. O custo de geração de leads é menor nessa modalidade

Os leads gerados por meio das ações de atração custam, em média, 60% menos. Isso significa que todo o custo de aquisição do cliente (CAC) se torna menor e que é possível obter mais oportunidades mesmo com um orçamento menor. Essa economia, inclusive, permite que a empresa faça o melhor aproveitamento dos recursos destinados ao marketing.

Para os pequenos e médios negócios, isso é especialmente importante. Significa que a estratégia de atração é viável até para empresas menores e que elas conseguem se destacar dos grandes players. Com mais competitividade, os resultados são interessantes.

2. Os impactos do marketing de atração são duradouros

Outro ponto positivo é que a maioria das ações nesse sentido têm atuação duradoura e prolonga — na chamada estratégia “evergreen”. Ao utilizar o marketing de conteúdo, por exemplo, é possível produzir um conhecimento sem prazo de validade. Uma postagem no blog continua a gerar acessos mesmo após meses ou semanas.

O acúmulo dos esforços com o marketing de atração permite consolidar cada vez mais resultados, sem que seja preciso investir na mesma medida. Desse modo, há como potencializar a sua performance.

marketing de atração

3. A efetividade do time comercial é favorecida pela estratégia

O marketing de atração utiliza metodologias estruturadas e ferramentas diversas para acompanhar o usuário desde quando é um visitante até quando se torna cliente. Por meio do funil de vendas e do mapeamento da jornada do consumidor, por exemplo, consegue oferecer o que é necessário em cada etapa.

Ao somar isso a um monitoramento direcionado, é possível qualificar os leads e entender quem realmente está preparado para a compra. Desse modo, o time comercial tem a chance de priorizar quem já está perto de fechar, o que eleva a taxa de sucesso e de conversão.

4. A versatilidade de ações atende às necessidades

Além de tudo, o marketing voltado para a atração tem muitas formas e estratégias, online e offline. O famoso Guia Michelin é um bom exemplo. Ele foi elaborado para estimular o uso dos carros e dos pneus e utilizou os restaurantes em vários pontos para atingir esse objetivo.

Atualmente, é possível recorrer a várias estratégias, como criação de blog, SEO, presença nas redes sociais, e-mail marketing e mais. Inclusive, as ações podem ser usadas de forma combinada. Assim, cada empresa tem suas necessidades de comunicação e de relacionamento atendidas.

O marketing de atração é uma alternativa que já se consolidou como uma das melhores soluções para todas as empresas. Graças a esses benefícios e muitos outros motivos, é possível aproveitar as oportunidades e elevar a atuação do seu negócio.

Para ter uma performance reforçada, baixe nosso material sobre automação de vendas e saiba como isso ajuda a gerar leads.

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