4 motivos pelos quais sua estratégia de vendas não está funcionando

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Para se destacar da concorrência, atrair o cliente e convencê-lo até a compra é preciso ter uma atuação muito bem estruturada. Não se trata de sorte, mas, sim, de planejamento, organização e ações certeiras. Por causa disso, uma boa estratégia de vendas faz a diferença para uma empresa.

Ao mesmo tempo, é muito comum encontrar gestores que se queixam de uma abordagem ineficiente e que parece apenas gastar os recursos de sua empresa. Ainda que não haja resultados milagrosos, a falta de efeitos não é natural.

Para desvendar o mistério, descubra 4 razões para o mau funcionamento da sua estratégia de vendas e aprenda a contorná-los!

1. O perfil do mercado consumidor não é considerado

Uma estratégia para captar e converter clientes só será eficiente quando ela considerar a pessoa mais importante: o consumidor. É preciso reconhecer qual é o comportamento de quem compra, quais são as principais dúvidas e dificuldades. Somente a partir daí é possível elaborar uma ferramenta consistente.

Por outro lado, uma abordagem pode ser excelente, bem estruturada e funcional. Porém, se ela não considera as dores e as exigências do público de interesse, dificilmente ela será atrativa para as oportunidades.

Antes de dar prosseguimento ao uso desse elemento, portanto, confira se a atuação é condizente com o que se sabe sobre o mercado de consumo da sua empresa.

2. A inexistência de capacitação não permite a execução

Ter uma estratégia de vendas, muitas vezes, significa implementar uma mudança de paradigma. Antes dessa abordagem, os vendedores normalmente agem de acordo com a própria experiência e o feeling. Diferente de quando há uma estruturação, há script de atuação, target de prospecção, funil de vendas e muito mais.

Se os colaboradores não sabem usar esses recursos do jeito certo, é natural que o elemento não dê os efeitos esperados. Portanto, não oferecer treinamento é um caminho simples para chegar ao insucesso, já que ele é determinante para a aplicação correta dos fatores desejados.

estratégia de vendas

3. A baixa motivação prejudica a estratégia de vendas

Inclusive, não capacitar os colaboradores está diretamente ligado à baixa motivação. Quando não há investimentos na ampliação de conhecimentos, os vendedores podem se sentir desprestigiados e menos engajados com a atuação.

Outros fatores que contribuem para a desmotivação são a falta de reconhecimento, a remuneração incorreta e o clima de trabalho inadequado. Acima de tudo, a falta de metas e objetivos de vendas é crucial para deixar todos em suas zonas de conforto.

Para não sofrer com um recurso que não funciona, veja se os vendedores estão motivados e se eles encontram as ferramentas técnicas e de ambiente que são necessárias para obter as conversões.

4. A falta de análise de resultados impede otimizações

Muitas vezes, a estratégia de vendas até oferece algum resultado, mas não como o esperado. Ou seja, há uma subutilização de recursos e o desperdício de excelentes oportunidades.

Na maioria das situações, isso se deve à falta de reconhecimento de brechas e chances de desenvolvimento. Ao não analisar os resultados, fica impossível encontrar o que está errado e o que pode ser melhor.

O ideal é fazer uma verificação dos dados, identificar os gargalos e saber onde estão os desempenhos desejados. Por meio de alterações controladas, dá para obter o melhor da atuação.

Ao reconhecer esses cenários, será possível entender por que a estratégia de vendas não funciona. Como resultado, os problemas poderão ser consertados e, enfim, o empreendimento venderá mais!

Use o espaço nos comentários e diga como anda o funcionamento da estratégia da sua empresa. Participe!

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