5 motivos para investir em inbound marketing para a sua empresa

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Nos dias atuais, qualquer empresa precisa estar conectada para se destacar no mercado. Independente do seu tamanho ou segmento, existe espaço para o seu negócio na internet. E no mundo digital você pode expandir ainda mais os seus negócios, impulsionar as suas vendas e fidelizar muitos novos clientes.

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital de sucesso que pode melhorar o desenvolvimento dos seus negócios. Continue a leitura e fique por dentro de 5 motivos para investir em inbound marketing e impulsionar ainda mais a sua empresa.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma técnica de marketing digital criada pela HubSpot em 2006, que consiste basicamente em 4 pilares: atrair, converter, vender e fidelizar. No inbound marketing é o cliente que vem até a empresa atraído pela informação que é distribuída.

É definido de maneira detalhada o perfil de um comprador ideal, a buyer persona, que engloba gostos, dificuldades enfrentadas, fraquezas, objetivos a serem alcançados, desafios, características pessoais, etc.

Após definir muito bem a buyer persona, dá-se início à produção de conteúdo específico para ela. Esse material rico tem como objetivo informar, educar e atrair. O grande objetivo é chegar nesse cliente e propor soluções de maneira a criar um relacionamento de troca.

No inbound marketing são utilizadas ferramentas como blogs, para divulgação de conteúdos e materiais ricos e educativos, e também formulários, como um método de captar cadastros de clientes e trabalhar com o envio de e-mail marketing e de conteúdos personalizados, transformando a experiência do usuário em algo ainda mais diferenciado e singular.

Também aposta-se nas técnicas de SEO, que é a otimização de sites, onde se trabalha com códigos e outros pormenores dentro do seu site e conteúdos para destacar a sua plataforma no ranqueamento orgânico dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo! e Bing.

Utilizar as redes sociais como ferramentas para disseminar conteúdo também é uma ótima maneira de aproveitar o inbound marketing. O mais bacana dessa estratégia é que você pode acompanhar todos os passos dos seus clientes na jornada de compra e saber quando é o momento de intervir para ajudá-los a concluírem a compra.

É importante também que o pós-venda seja feito para fidelizar o cliente, por isso o trabalho com e-mail marketing personalizado transforma a experiência do usuário. A estratégia de inbound marketing traz resultados surpreendentes quando aplicada da maneira correta, independente do tamanho da sua empresa ou do seu segmento.

Se você busca expandir os seus negócios, apostar em inbound marketing é a melhor pedida.

1. O valor do investimento é menor que no marketing tradicional

Quando comparado com o marketing tradicional, o investimento necessário para fazer um bom trabalho de inbound marketing é bem diferente do que você teria que investir para trabalhar com outbound.

Além disso, no marketing tradicional é preciso investir em canais de mídia e materiais impressos com valores pré-estabelecidos. Já no inbound marketing, os investimentos em anúncios e links patrocinados são definidos por você, e a plataforma de divulgação do seu material é o seu site.

Ou seja, o valor investido é consideravelmente menor e pode ser usado para investir no que realmente importa, que é na criação de uma estratégia e um planejamento de ação de sucesso.

inbound marketing

2. Os resultados do inbound marketing são mensuráveis

Novamente, o inbound marketing ganha do outbound marketing porque tudo que é criado no mundo digital gera informações que podem ser analisadas. Ou seja, você consegue mensurar todo o trabalho que está sendo feito, quantas pessoas foram alcançadas com as suas ações e campanhas, como você pode melhorar e o que você precisa melhorar para alcançar os seus objetivos.

Também é possível analisar as métricas em tempo real com algumas ferramentas e descobrir novos lugares onde o seu produto ou serviço se destaca e explorar novos nichos de mercado.

3. O ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca melhora

Como comentamos acima, através das técnicas de SEO, que fazem parte do inbound marketing, é possível melhorar o seu ranqueamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo! e Bing.

Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem quando as pessoas fazem uma busca através de uma palavra-chave específica e o seu site aparece entre os primeiros, sem você pagar nada por isso.

Com a otimização de sites é possível melhorar a sua posição no ranking e garantir mais cliques no site da sua empresa. E isso é importante principalmente porque as pessoas tendem a clicar muito mais nos 3 primeiros resultados que aparecem nas suas buscas e, no máximo, a navegarem entre as duas primeiras páginas.

4. Aumenta sua presença digital

Através do inbound marketing a presença digital da sua empresa só tende a crescer. É preciso se destacar no mundo digital e é importante ter um diferencial para que isso aconteça.

O jeito que a sua empresa lida com os clientes e como trata o relacionamento entre empresa e consumidor são maneiras de marcar sua presença digital. Utilizar as redes sociais para divulgar a sua marca de maneira amigável e não com publicidade agressiva é uma ótima forma de marcar presença.

O consumidor anda cada vez mais exigente e valoriza muito o atendimento pré, durante e pós-venda que recebe.

5. Sua empresa pode tornar-se referência no segmento

O inbound marketing trabalha com a distribuição de conteúdo rico informativo e educativo. Se tornar referência no assunto do seu segmento é uma maneira muito bacana de se destacar na sua área e ganhar admiradores e seguidores no mundo digital.

Tratar de assuntos com expertise e dividir conhecimento com seu público é sempre interessante e pode abrir portas para fidelizar clientes. Afinal, sendo autoridade no assunto, quando as pessoas forem buscar por produtos ou serviços do seu segmento, vão pensar na sua empresa como primeira opção com certeza.

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que traz muitos resultados positivos quando aplicada com sabedoria e por especialistas. Nós, da Goomark, somos uma agência digital especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas, e trabalhamos com a nossa própria metodologia de inbound marketing.

Acesse nosso site e conheça mais sobre o inbound marketing e por que ele pode ajudar a sua empresa a melhorar os negócios. No nosso blog você fica por dentro de dicas sobre marketing digital e ainda pode baixar diversos materiais que podem te ajudar a entender ainda mais sobre essa estratégia de sucesso.

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