Como as agências de marketing analisam dados?

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A forma como as agências de marketing analisam dados nas principais ferramentas do mercado é muito importante. É fundamental para manter as estratégias de seus clientes impulsionadas e também para que a comunicação com a própria agência seja produtiva. Se seu objetivo aqui é saber mais sobre o trabalho nas agências, parabéns, pois este é um sinal de que está no caminho certo para ser bem sucedido. Confira alguns pontos que podem ser listados em seus relatórios e como eles podem ajudar o seu negócio.

Google Analytics

A ferramenta de métricas mais popular para websites é indiscutivelmente a prioridade nas agências de marketing. O motivo é a quantidade de mensurações que podem ser verificadas. No Google Analytics as métricas são analisadas para saber o que está tendo um bom desempenho e o que precisa ser melhorado internamente, na estrutura do site. O impacto de uma mudança de layout ou conteúdo pode ser visualizado nesta ferramenta e por isso ela é tão importante para saber se o trabalho está no caminho certo.

É possível saber as principais páginas, quais as melhores fontes de tráfego e como andam as conversões dentro do site. Estes podem ser considerados os pilares para ter sucesso na internet.

Google Adwords

Este dashboard também faz parte dos favoritos numa agência de marketing. Ser destaque na principal ferramenta de busca é uma demanda quase certa nas agências. E como envolve verbas e investimento, seu acompanhando diário é quase que obrigatório.

Entre as métricas analisadas estão o desempenho dos anúncios, custo médio por cliques, performance das palavras-chave e das peças de publicidade. A preocupação das agências de marketing com estes números é para saber se as campanhas estão indo bem e se o retorno sobre o investimento (ROI) está sendo positivo.

SEMRush

A SEMRush tem por objetivo principal analisar a concorrência entre domínios e palavras-chave. O foco normalmente é saber como seu site está posicionado para as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Com esta ferramenta é possível saber se o trabalho de produção de conteúdo e otimização do site (SEO) estão dando resultados.

Além disso, ainda é possível avaliar a competição entre você e seus concorrentes. Isto é legal para descobrir o que está dando certo e o que precisa ser reforçado em relação a concorrência.

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Facebook

Entre os serviços prestados por agências de marketing temos o monitoramento de sua empresa no Facebook. Este serviço tem como objetivo fortalecer a presença de seu empreendimento na principal rede social do mundo. Assim, são analisados os principais indicativos em relação a sua audiência. Quantidade de curtidas e engajamento em publicações são os principais exemplos, pois indicam se o planejamento de marketing de conteúdo está sendo bem sucedido.

Para campanhas no Facebook Ads, assim como em outras ferramentas de publicidade, as métricas verificadas têm por objetivo indicar o desempenho dos anúncios e a qualidade das conversões.

Followerwonk: Twitter Analytics

Followerwonk serve para empresas que precisam melhorar as suas ações em redes sociais. Muitos negócios demandam por um nível maior de público e envolvimento com social media. Esta ferramenta pode ser a solução para aumentar seguidores e impulsionar o crescimento de sua marca através de sinais sociais.

Basicamente são checados o desempenho e popularidade de suas publicações. Isto serve para direcionar campanhas e ações envolvendo os seus perfis nas redes sociais.

Email Marketing

A geração de leads pode ser a principal justificativa do investimento nas ferramentas acima. Com isto, sistemas de email marketing como MailChimp, GetResponse e AWeber também fazem parte da rotina nas agências. Os relatórios de geração de leads também focam no retorno sobre o investimento.

Entre as métricas temos o custo por lead como a principal delas. Saber quanto custa para atrair um cliente em potencial pode determinar o direcionamento de toda a estratégia. Por isso a importância de monitorar e analisar estes dados.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre as principais métricas listadas em relatórios e qual o objetivo de uma agência de marketing ao relacionar alguns indicativos. Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Tem alguma dúvida? Continue lendo nosso blog e assine a nossa newsletter para conferir mais conteúdo sobre marketing digital!

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