Como aumentar as vendas com criatividade?

Compartilhar

Criatividade é uma palavra repetida à exaustão entre os empresários, consultores e profissionais de marketing. Ela é o meio pelo qual conseguimos trazer destaque para cada uma das marcas e diferenciação frente ao restante do mercado. A importância desse termo acaba o colocando em um pedestal. Ou seja, as pessoas acreditam que trabalhar criativamente é algo reservado para pessoas especiais, que esse tipo de estratégia é exclusivo para aquelas empresas que têm um orçamento grande para ser investido.

Mas a verdade é que ela está ao alcance de todos. É possível aumentar as vendas com criatividade. E o post de hoje existe para provar isso. Veja como!

O que é a criatividade?

Antes de mais nada, precisamos estabelecer o que é a criatividade. Apesar de superficialmente muitas pessoas associarem ela apenas com a produção de obras de arte ou com ações de publicidade, ela está presente em todas as situações das nossas vidas. Ou seja, ser criativo é encontrar alternativas a um problema que são diferentes daquelas já conhecidas. Por exemplo, quando falta uma ferramenta específica dentro de casa, nós conseguimos nos virar com o que tiver à disposição. Isso é usar a criatividade, e pode ser aplicado a qualquer área de conhecimento.

Como a criatividade ajuda nos negócios?

Estamos num momento dos mercados em que a maioria dos argumentos já foi usado de alguma forma. Ao mesmo tempo, os consumidores já foram impactados por muitos deles. Por isso, ser criativo é fundamental para gerar diferenciação e aumentar as vendas com criatividade. E o caminho para ter sucesso nos negócios está em justamente encontrar meios alternativos para fazer essa comunicação.

aumentar as vendas com criatividade

Como aumentar as vendas com criatividade no discurso?

O segredo para aumentar as vendas com criatividade está em conhecer o público intimamente. Seja por meio de pesquisas de mercado, ou até mesmo durante a conversa que antecede a venda. Toda informação extra é combustível para a criatividade. Ou seja, quanto mais conhecimento, maiores são as suas chances de alcançar alternativas criativas. Acima de tudo, para que esse discurso seja, de fato, relevante para o seu cliente.

Dá para ficar criativo imediatamente?

Desenvolver o pensamento criativo é como aumentar os músculos na academia. No começo é difícil e até parece que vai doer, mas com o tempo e bastantes exercícios, a sua mente se acostuma com as criações. Por isso, por mais que pareça difícil no começo, é importante continuar trabalhando nisso até que o movimento seja totalmente natural.

Por que a criatividade traz destaque?

Como dissemos, os consumidores já estão acostumados com uma grande diversidade de discursos de vendas. Por isso, quando eles são impactados por uma mensagem criativa e diferente de tudo aquilo que já viram, a tendência é que eles mantenham a sua atenção por mais tempo. É nesse momento que as chances de a venda ser concretizada aumentam. Ao invés de escutarem várias marcas disputando a sua atenção com o mesmo discurso, eles prestam atenção naquela que fala diferente e realmente entrega produtos diferenciados.

Fazer o faturamento de uma empresa crescer é definitivamente o objetivo de qualquer marca. Por isso, aumentar as vendas com criatividade é uma das formas mais eficazes de tornar o crescimento de uma empresa possível. Quanto mais diferenciada a sua abordagem, maiores são as chances de conquistar a atenção do público.

Você costuma usar a criatividade em suas estratégias de comunicação? Conte nos comentários como ela ajuda a sua marca a se aproximar de seus objetivos.

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias