Como aumentar o seu retorno de investimento em marketing

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É muito bom ver seus recursos financeiros investidos rendendo bons frutos. Quando o assunto é marketing, o retorno de investimento deve reunir o bom posicionamento da marca, o aumento das vendas e consequentemente do faturamento. No entanto, escolher bem as melhores estratégias pode ser um desafio, especialmente no que se refere aos variados canais de mídias digitais.

Que tal ver algumas orientações para aumentar seu retorno de investimento e evitar que você perca recursos? Veja mais a seguir e impulsione seu negócio!

Entenda o que é retorno de investimento (ROI)

O ROI é um cálculo que demonstra se o investidor está obtendo resultados satisfatórios com a sua aplicação. Afinal, quando investimos recursos em algum empreendimento, desejamos obviamente recuperar o que gastamos e mais adiante obter lucro.

No caso de operações financeiras, é fácil observar esse retorno. Entretanto, no caso do marketing, nem sempre esses dados ficam tão claros. Mesmo assim é possível fazer uma estimativa, se você começar a se perguntar se o valor investido compensou os resultados alcançados.

Ou seja, caso você tenha gastado R$ 1.000,00 em marketing, por exemplo, e teve um faturamento de R$ 2.000,00 por conta de suas ações, o retorno foi de R$ 1,00 para cada real investido. É possível ainda que esse retorno apareça de maneira indireta, com o aumento da visibilidade da marca como estratégia de longo prazo. Mas tudo isso deve ser analisado dentro das suas expectativas e do plano traçado.

A importância de analisar o retorno de investimento está em compreender se há perda de recursos em aplicações que não estão compensando e se é necessário remanejar os investimentos, seja dentro de uma mesma estratégia ou não.

Descubra como aumentar seu ROI em marketing

Se a sua estratégia não está fornecendo um resultado satisfatório é hora de mudar. E para isso pode ser que apenas algumas dicas simples já sejam o suficiente. Prossiga na leitura e veja algumas sugestões para aumentar seu ROI e garantir um bom faturamento.

retorno de investimento

Analise bem seu público-alvo

Em alguns casos, é necessário parar um pouco para entender o contexto de suas estratégias de mercado. Portanto, comece definindo e analisando seu público-alvo. Trata-se do grupo de pessoas que vão se interessar em comprar seus produtos ou serviços. Portanto, é para elas que você deve direcionar suas ações de marketing.

Liste suas preferências, seus hobbies, as redes sociais que costumam acessar e os canais que mais assistem. Se o seu público é jovem e vive na internet, por exemplo, fazer campanhas na televisão aberta pode não surtir o efeito desejado.

Esteja em pelo menos três mídias diferentes

Em meio a tantos estímulos recebidos diariamente, se você focar todos os seus esforços em uma única mídia, corre o risco de não chamar tanta atenção. Entretanto, se o seu cliente ver sua marca em pelo menos três canais diferentes, como a televisão, rede social e uma revista, começará a prestar mais atenção e ficar com a sensação de que sua empresa está em todo lugar.

Ofereça conteúdo interessante

O consumidor mais atual se interessa muito mais pelo conceito da empresa como um todo do que simplesmente por uma propaganda. Portanto, para gerar valor você deve oferecer conteúdo relevante e de qualidade. Pode ser em um blog, participando de feiras ou até mesmo marcando presença em programas de entrevistas.

É importante que o consumidor se identifique com a sua marca e deseje consumir os produtos por si só, sem sentir que está sendo compelido a isso. Para que você obtenha sucesso, ele precisa ter a impressão de que a escolha foi dele o tempo todo.

Como você pode perceber, criar uma estratégia eficiente para obter um bom retorno de investimento exige uma série de ações e medidas. Por isso, mesmo que pareça simples, se você fizer escolhas equivocadas pode acabar perdendo dinheiro.

Uma boa empresa de marketing é capaz de criar um plano de ações variado e abrangente, pensado para o perfil dos seus clientes e do seu negócio. Por isso, antes de se aventurar sozinho, vale a pena fazer um orçamento e garantir seu retorno de investimento, certo?

E então? Gostou das dicas? Continue com a gente e descubra como melhorar sua divulgação na internet.

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