Como captar clientes corretos para o meu negócio?

Compartilhar

Todo empreendimento tem consumidores que são ideais e aqueles que não são tão atraentes. Um consumidor correto é o que vê valor na oferta apresentada e que tem problemas que podem ser solucionados pela ferramenta. Já os inadequados são aqueles que pedem descontos sem critério ou que não pagam como deveriam, por exemplo.

Saber como captar clientes adequados, portanto, é fundamental para o sucesso. É somente com uma base de consumo estruturada que o negócio pode desenvolver ações e obter o crescimento de maneira sustentável.

Para descobrir o que fazer, veja como captar clientes corretos para o estabelecimento e melhore os resultados.

Trace o perfil do consumidor ideal

Só será possível atrair as pessoas certas se o empreendimento souber quem são esses indivíduos. Então, é necessário traçar o perfil do consumidor ideal, de modo a reconhecer as principais características. O recomendado é levantar as qualidades mais atraentes, ainda que elas não correspondam à maioria do público real.

Imagine, por exemplo, uma loja de eletrônicos. O cliente ideal pode ser um homem ou mulher, com idade entre 25 e 50 anos, com bom poder aquisitivo e entendimento sobre os aparelhos e seus usos.

É óbvio que, entre os compradores reais, há jovens que compram à prestação, pessoas mais velhas e outros sem domínio tecnológico que adquirem presentes. Porém, focar no cliente ideal ajuda a direcionar os esforços.

Invista na segmentação do marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta poderosa, capaz de atrair novas oportunidades por um preço menor. Versátil, também permite a adoção de várias estratégias — da produção de conteúdo e SEO a links patrocinados e redes sociais.

Ao usar algumas dessas abordagens, é interessante aproveitar o poder da segmentação. Com a definição de parâmetros específicos, fica mais fácil atrair quem interessa e ter sucesso em como captar clientes corretos.

Na hora de criar uma campanha de Adwords ou nas redes sociais, defina o público que será atingido. Ao limitar o alcance, mas tornando-o direcionado, aumenta-se as chances de obter o sucesso na captação.

como captar clientes

Inclua as indicações na tarefa de como captar clientes adequados

Ao mapear a base de consumo, é provável que você note que há alguns compradores que atendem perfeitamente ao seu perfil. Nesse caso, é vantajoso explorar essa possibilidade e solicitar indicações.

Entre em contato com essas pessoas e pergunte, por exemplo, se elas têm algum amigo ou conhecido para indicar com a mesma necessidade. Nesse caso, a empresa poderá trabalhar de forma específica e com menores esforços.

Também é interessante criar um programa de indicação. Faça com que as pessoas tenham benefícios extras quando indicarem um amigo para comprar no negócio. Desse modo, o custo de aquisição do cliente (CAC) é reduzido, ao mesmo tempo em que há efetividade na captação.

Apresente soluções em vez de ofertas

Os consumidores certos, de modo simplificado, são aqueles que se beneficiarão com o que você oferece e que ficarão satisfeitos. Então, uma das maneiras de como captar clientes corretos é mudar a forma de expor os produtos e os serviços.

Em vez de criar ofertas que focam no preço ou nas condições, invista em apresentar soluções. Desde o princípio, demonstre como a sua proposta ajuda o lead e quais são os efeitos positivos observados.

Ao agir dessa forma, há uma chance maior de ampliar o valor agregado, o que gera melhores resultados na atração de quem realmente importa.

Com essas dicas de como captar clientes corretos, o seu negócio poderá aproveitar os benefícios de ter os consumidores ideais. Assim, será mais fácil consolidar a fidelização e os ótimos resultados desejados.

Para colocar em prática as melhores estratégias, entre em contato com a Goomark e veja como podemos ajudar!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias