Como converter leads em clientes

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Leads são oportunidades de negócio e por isso devem ser trabalhados e qualificados até o momento da venda. Vamos mostrar como sua empresa pode traçar o caminho a ser percorrido por estes clientes e principalmente o que fazer para acelerar este processo. A ideia é tornar a sua geração de leads e aquecimento de sua lista mais eficiente. Confira como converter leads em clientes e aplique esta estratégia em seu negócio.

Por que transformar leads em clientes

O sucesso de seu empreendimento é completamente determinado pelos clientes que conquista. Quando tem esta filosofia de gerar leads e depois manter contato e aumentar o potencial para clientes está aumentando as chances de vender mais e seu negócio ter sucesso. Além disso, como veremos, nesta estratégia, também trabalha com meios para se destacar da concorrência, o que também é excelente para qualquer empresa.

Planejamento: o que fazer para capturar leads

Entre outros benefícios, no planejamento você tem a possibilidade de antecipar o comportamento de seu público. Desta forma é possível definir bem o que é preciso fazer para converter leads em clientes. Neste momento deve listar as características que busca numa pessoa. O que ela precisa para se tornar cliente de sua empresa?

É também no planejamento que você define os seus diferenciais e o que seu negócio pode apresentar para sua audiência como atrativo. Isto aumenta a rapidez para conquistar um cliente, pois tem a possibilidade de oferecer algo único e que só sua empresa produz.

Para completar, é neste momento que definirá qual a estratégia a ser adotada para geração de leads, com os passos e as ferramentas para converter leads em clientes. A dica é conhecer o conceito de funil de vendas, onde você desenvolve a qualificação de seus leads.

Marketing de conteúdo

Ter um bom planejamento de marketing de conteúdo otimiza suas ações e aumenta o número de conversões. Isto porque lista as personas, para quem vai escrever; quais canais serão adotados, onde e como publicará; e principalmente como se comunicar, a linguagem utilizada nas suas mensagens. Dedique uma boa parte de seu tempo para realizar este trabalho, pois é nele que define seu público e como eliminar objeções, algo crucial para ter sucesso nas conversões.

Tipos de lead

Para saber como converter leads em clientes ou simplesmente qualificar seus leads é importante entender quais os tipos de leads e suas características. Sua equipe de Vendas e Marketing precisam fazer um alinhamento sobre o que é uma lead qualificada e quando cada um dos setores pode trabalhar (entrar em contato) com os leads gerados.

Lead Qualificado por Marketing (LQM) – são aqueles que foram qualificados pelo setor de marketing e podem ser trabalhados por esta equipe.

Lead Qualificado por Vendas (LQV) – é quando a equipe de vendas assume o lead, pois já está maduro o suficiente para comprar na sua empresa.

Ferramentas para nutrição de leads

Podemos dizer que as campanhas de nutrição de leads são as verdadeiras responsáveis por transformar os leads em clientes. É nestas campanhas que utiliza as ferramentas e meios necessários para conseguir realizar a conversão de seus prospects.

Sua equipe precisa estar munida de ferramentas que aceleram a conversão de seus leads em clientes. Daí a importância do planejamento de marketing de conteúdo. Existem uma série de ferramentas de automação que integram Marketing e Vendas. Escolha as suas de acordo com sua estratégia. Tenha em mente que seus leads precisam mudar de prospects para qualificados.

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E-mail marketing – vender é se relacionar. Somente depois de construir um relacionamento que poderá chamar seus leads de clientes. E para isso nada melhor do que as ferramentas de e-mail marketing. É nelas que aumenta as chances de abordar no momento certo e com a mensagem certa. Em outras palavras podemos dizer que aumenta as chances de encantar seu público e prepará-lo para vendas.

Convertendo leads em clientes

Já sabe qual o seu público, qual a mensagem que precisa transmitir, o que qualifica um lead para vendas, e até as ferramentas para converter leads em clientes. Então vamos ver algumas estratégias e dicas que aceleram a conversão destes leads:

Tenha uma ferramenta que determine a pontuação para cada lead

Com um score inicial e que vai aumentando conforme o relacionamento com ele se aprofunda você consegue pontuar o seu lead. É com esta ferramenta que saberá qual setor deve atuar com a lead.

Procure entender o comportamento de seu público

Quais as características e ansiedades que sua base de clientes vive diariamente? Essa informação é fundamental para saber como apresentar uma solução rapidamente.

Utilize o conceito de funil de vendas para qualificar seus leads

No funil de vendas os seus leeds devem percorrer uma trajetória até a venda em si. Se ainda não conhece, os funis de venda são divididos em topo, meio e fundo. E você deve fazer o cliente prosseguir numa jornada, que quando terminada significa que aquele lead se converteu de vez em cliente. Conte uma história e prepare um material de modo que elimine objeções e que deixe o público com vontade de prosseguir. Mas seja simples para não cansar quem está recebendo suas mensagens.

Crie uma solução simples e difícil de ser negada. Aplique o máximo de persuasão, com técnicas para criar desejo e urgência. Quem trabalha com vendas sabe muito bem o poder destas ações.

Tenha sempre novidades para apresentar

Desde postagens no seu blog até outros materiais e soluções ‘completas’. Tenha um bom arsenal de novidades para oferecer para sua audiência.

Faça seus clientes se sentirem especiais

Este pode ser considerado o arremate nesta estratégia. O que você prepara e entrega para seus clientes para que eles se sintam encantados? Tenha como meta que gostem tanto de suas ações que indiquem o seu negócio naturalmente.

Mensurações e respostas

A mensuração no trabalho de converter leads em clientes serve principalmente para saber o momento certo de abordar seus contatos. É nos seus relatórios que descobrirá qual a melhor maneira de ser eficiente. Tudo que realizar no seu planejamento pode e deve ser mensurado. Gere relatórios e melhore suas ações sempre, pois colherá os frutos e aumentará as vendas exponencialmente.

Agora que viu o que é e algumas formas que pode utilizar para converter leads em clientes, qual a estratégia adotada pela sua empresa? Deixe um comentário!

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