Como escolher os meios de divulgação mais adequados para minha empresa?

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Para que o negócio tenha novas oportunidades e consiga gerar mais vendas, é fundamental pensar em estratégias adequadas de divulgação. O marketing aumenta o reconhecimento de marca, expande o alcance e permite que o negócio alce novos voos.

Contudo, nem todo mecanismo funciona. Dependendo de diversos fatores do empreendimento, é recomendado recorrer a abordagens específicas. Ao reconhecer quais são os adequados, é possível obter os melhores resultados.

Em nosso texto, veja como encontrar quais são os meios de divulgação ideais para a sua empresa e saiba tudo.

Conheça quais são os objetivos de atuação

Para começar, é fundamental entender qual a meta da divulgação. Se a ideia é consolidar uma posição de mercado, por exemplo, é preciso direcionar a comunicação para quem ainda não tem tanta certeza sobre o papel da marca. Já quando o objetivo é melhorar as vendas ou o alcance, é fundamental pensar em oportunidades de maior exposição.

Se o negócio quer vender mais, por exemplo, ele pode escolher a propaganda na televisão para a audiência de interesse. Quando se trata de uma PME, por outro lado, vale a pena recorrer ao ambiente digital, por meio das ações de marketing.

Pense no orçamento dos meios de divulgação

Inclusive, isso está diretamente relacionado à disponibilidade de orçamento. Basicamente, os meios são cobrados de acordo com a exposição e uma audiência ampla, muitas vezes, custa mais caro.

Colocar um outdoor na via de maior movimento da cidade por uma semana, por exemplo, pode ter o mesmo custo de algumas semanas de divulgação digital. Um investimento no horário nobre da TV, então, compromete todos os recursos.

meios de divulgação

Portanto, tome cuidado para dimensionar quanto será gasto para que a empresa não fique com problemas financeiros.

Considere quem é o público de interesse

Os meios de divulgação estão diretamente ligados ao público que é atingido. Divulgar a marca em um ambiente tradicionalmente “frequentado” por jovens, por exemplo, não será útil para a empresa que deseja atingir grandes gerentes corporativos — e vice-versa.

Com isso, por melhor que seja uma possibilidade, ela pode não ser a mais atraente para o seu mercado ou nicho. O ideal é reconhecer onde as pessoas de interesse estão, o que elas esperam e como se comportam. Dessa forma, fica fácil agir para obter um excelente desempenho.

Avalie o retorno de investimento

Tão relevante quanto pensar no custo dos meios de divulgação, é importante avaliar qual é o retorno sobre investimento (ROI). Ou seja, dependendo da relação dos lucros e dos gastos, uma alternativa será mais atraente que a outra.

De maneira direta, uma propaganda na TV tem o potencial para trazer um volume muito maior de vendas. Contudo, os gastos também são elevados. Na comparação, investir no marketing digital sai mais em conta e pode gerar resultados otimizados em relação ao ROI.

Mesmo dentro do ambiente digital, veja quais estratégias têm melhor potencial, como a realização de links patrocinados ou a presença nas redes sociais. Dessa maneira, a decisão se torna menos complexa.

Ao seguir essas orientações, fica fácil definir quais são os meios de divulgação ideais para a sua empresa. Com uma estratégia bem estruturada, o resultado vem na forma de excelente desempenho e diferenciação de mercado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre qual meio de divulgação deveria escolher, deixe nos comentários e aproveite para participar do blog!

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