Como funciona o inbound marketing?

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inbound marketing

Divulgar o seu negócio, obter mais clientes e aumentar o fluxo de vendas… esses são alguns dos objetivos que as empresas buscam quando decidem investir em marketing. Porém, nos dias de hoje, esse trabalho pode trazer para as marcas outros ganhos também fundamentais, como retenção de consumidores, encantamento do público e consolidação no mercado.

O inbound marketing é uma das estratégias que ajudam as empresas a conquistarem todos esses benefícios através de uma comunicação bem direcionada que despertará o interesse dos clientes e, consequentemente, irá atrai-los para o seu negócio.

Um dos destaques do inbound marketing é que o caminho percorrido para alcançar o cliente é diferente do marketing tradicional. Em vez de ficar enviando uma série de propagandas para os consumidores em diferentes canais, o inbound marketing tem como objetivo atrair os clientes por meio de conteúdos relevantes e voltados para as necessidades específicas de um determinado público. Não há interrupções na jornada do cliente.

Se a sua empresa quer investir em ações estratégicas, mas não conhece muito bem o funcionamento do inbound marketing, recomendamos a leitura deste artigo, pois iremos apresentar os principais detalhes desse serviço.

Entenda o funcionamento do inbound marketing

Apresentamos no início uma das principais características do inbound marketing, que é a atração dos clientes por meio de conteúdos relevantes. Com essa aproximação inicial, a marca começa a elaborar os próximos passos do relacionamento rumo a conversão. Mas, é importante que as empresas que pretendem investir nesse trabalho conheçam o funcionamento das etapas de atração.

Bom, o primeiro desafio para traçar boas estratégias de inbound marketing é identificar características do seu público-alvo para criar uma persona que ajudará na elaboração de conteúdos adequados às necessidades e expectativas dos clientes. Ao realizar essa etapa inicial do inbound marketing, as marcas podem seguir para o planejamento das outras fases, que são:

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Atração: a primeira fase do inbound marketing visa ampliar o tráfego qualificado da empresa em seus canais online, como blog, site ou redes sociais através de conteúdos de qualidade.

Conversão: ao conseguir um bom volume de visitantes, o próximo passo é convertê-los em leads, isto é, transformar esses visitantes em pessoas com real potencial de compra. 

Venda: mantendo sempre os leads nutridos com informações relevantes, a empresa pode avaliar quais deles estão no estágio ideal para fechar negócio.

Encantamento: no inbound marketing, o relacionamento entre o cliente e a marca não acaba após a efetivação da compra. Na verdade, depois desse processo é iniciada uma nova jornada que tem como objetivo encantar o consumidor, fazendo com que ele se torne um propagador espontâneo da sua empresa, atraindo cada vez mais clientes.

Saiba como traçar excelentes ações de inbound marketing

Vimos que o inbound marketing proporciona para as empresas benefícios que são fundamentais para o crescimento e consolidação no mercado. Mas, é importante ressaltar que todas as fases apresentadas acima precisam ser bem gerenciadas para alcançar os resultados esperados.

Por isso, para traçar excelentes ações de inbound marketing é interessante ter como aliada uma agência especializada. Com profissionais qualificados e que dominam as ferramentas utilizadas nas campanhas, a sua empresa conseguirá usufruir o melhor que o inbound marketing tem para oferecer. Além disso, os gestores do seu negócio poderão se dedicar a outras áreas importantes, tendo a certeza de que o marketing está em boas mãos.

Mostramos no artigo de hoje como funciona o inbound marketing e quais os ganhos que ele traz para as empresas. Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo sobre o assunto, veja também em nosso blog o post que apresenta 5 motivos para investir em inbound marketing em sua empresa.

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