Como mensurar resultados de uma campanha no Google AdWords?

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A internet e suas inúmeras plataformas e ferramentas mais acessíveis trouxe a PMEs (pequenas e médias empresas) a oportunidade de montar um novo e sustentável canal de vendas e divulgações para os seus produtos ou serviços. Em geral, os custos com marketing digital são em média 60% menores do que os com marketing tradicional.

Porém é bastante comum enfrentar resistências e uma série de dificuldades na implementação de novas estratégias de marketing online para melhor posicionar a marca na web e avaliar o retorno obtido com os investimentos. O segredo está em apostar em ferramentas que o ajudem a obter relevância em relação ao público-alvo, gerando visitas e conversões (cadastros e vendas), dentro da verba da sua empresa. Hoje a melhor opção no mercado é o Google AdWords.

O que é o Google AdWords?

O AdWords é o principal serviço de divulgação do Google, empresa que domina com larga vantagem o mercado de buscas. Ele funciona a partir de links patrocinados exibidos nas chamadas “redes de pesquisa” (divulgações em textos por pesquisa de palavras-chave) e “rede de display” (anúncios em textos, imagens ou vídeos em sites diversos), formadas por sites do próprio do Google (Youtube e Blogger, por exemplo) e seus parceiros, que cobrem 80% dos sites no mundo. Na plataforma as cobrança podem ser pagas nos esquemas: CPC (custo por clique) e COM (custo por mil impressões).

Usando o Google AdWords corretamente o seu target poderá encontrá-lo na rede e você não precisará — necessariamente — ter que fazer um investimento muito grande para obter bons resultados. Entretanto, para garantir que o seu dinheiro está gerando o retorno devido e atingindo reais interessados é preciso acompanhar a campanha e mensurar os dados, corrigindo eventuais erros no percurso.

Google AdWords: calculando ROI

O ROI (Return on Investment) é uma importante métrica que demonstra a relação custo/benefício nas campanhas. Ou seja, basicamente, é um indicador de desempenho que define quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação aos esforços feitos.

Realizar este cálculo para todas as ações online é extremamente importante no controle dos investimentos. Essa atitude possibilita identificar se e quais estratégias estão dando melhor retorno e corrigir erros durante a campanha, prevenindo grandes perdas.

O cálculo (ROI real) é relativamente simples:

(Receita – Investimento)/Investimento = ROI

Basta subtrair o investimento feito da receita gerada e dividir novamente pelo investimento para que você obtenha percentual de ROI real. Por exemplo: vamos supor que você obteve R$500 reais em vendas geradas pelas divulgações AdWords com custo de R$100 reais. Isto significa que a cada R$1 real gasto você recebe R$4 reais de retorno no AdWords. O cálculo feito para chegar nesta conclusão foi:

ROI = (500-100)/100

ROI = 400% (ROI positivo)

Um ROI negativo em AdWords significa que você está gastando mais do que lucrando neste tipo de divulgação. Por exemplo: vamos supor que você só obteve apenas R$50 reais em vendas com os mesmo investimentos, o cálculo será:

(50-100)/100 = -0,5 ou -50% (ROI negativo).

goomark-2

Este é um indicador que a ferramenta não está sendo usada corretamente e a campanha precisa ser reavaliada.

Outra métrica importante, que pode ajuda-lo a verificar o desempenho dos esforços de marketing digital é o CPL (Custo por leads). Este cálculo determina quanto você gasta em determinada ação na geração de um lead. No caso do AdWords o CPL deve ser aplicado para cada palavra-chave comprada na ferramenta. A fórmula do CPL também é bastante simples:

CPL = Investimento/Número de leads gerado

A geração de leads (ou seja, de contatos interessados) é um dos principais caminhos para efetuar conversões (vendas e clientes engajados). Por isso, se o ROI e CPL da sua campanha são positivos é sinal que a sua campanha está surtindo efeitos e é sustentável. Mesmo assim, sempre há espaço para melhoras.

Também vale complementar as análises através do Google Analytics, que disponibiliza diversos cenários e contexto de avaliação e direcionamento da para sua campanha AdWords.

Finalmente, apesar do Google disponibilizar uma série de ferramentas passo a passo e informativos sobre os seus sistemas de divulgação aos usuários, é sempre bom consultar um profissional da área para melhor direcionar o seu negócio.

E então, ainda tem dúvidas? Faça o download da planilha de diagnóstico do markeitng digital e entenda quais pontos você ainda precisa melhorar no marketing da sua empresa.



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