Como montar uma carteira de clientes?

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Saber como montar uma carteira de clientes é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, é esse método que permite a construção de uma comunicação metódica que aproxima verdadeiramente os clientes de sua empresa.

Em geral, precisa de um banco de dados para armazenar as informações de seus consumidores para que a gestão não se perca. Dessa forma, é possível priorizar o contato e moldar o serviço de acordo com o necessário.

O resultado disso é um bom faturamento e clientes satisfeitos. Mas quais são os passos para montar essa carteira? É o que vamos mostrar no artigo de hoje. Confira!

Defina o perfil dos clientes

Este primeiro passo é importantíssimo e requer atenção. Entender como montar uma carteira de clientes está diretamente ligado a entender quem são esses clientes. Ou seja, se são pessoas físicas, outras empresas e o que estão procurando.

Estude a região, a faixa etária dos envolvidos e quais são suas preferências. Saber cada um desses detalhes é que permitirá que você continue a montar a carteira e, mais que isso, aprender a geri-la bem de modo a criar um relacionamento saudável com cada cliente.

Faça bom uso das redes sociais e de ferramentas de conteúdo

Para começar, tenha em mente que seu blog, seu site e sua página nas redes sociais são um canal de comunicação. Sendo assim, é essencial gerar conteúdo relevante, que passe o conceito e o posicionamento da marca e que faça com que os clientes se sintam conectados a ela.

Esse conteúdo também é o que gera resultados de busca quando alguém tenta encontrar a empresa pelo Google. A imagem passada nas redes sociais, e também a sua página pessoal como gestor do negócio, contribui para expandir networking e atingir ainda mais pessoas com o perfil de seu público.

como montar uma carteira de clientes

Dê atenção às indicações de clientes

Não tem nada melhor para uma empresa do que ver seus clientes indicando seus produtos e serviços a amigos, familiares e conhecidos. Isso significa que a marca está cumprindo bem seu papel perante o público, e essas indicações merecem a atenção devida na gestão da carteira.

Sempre enxergue a recomendação como um feedback positivo. Aproveite, então, para estudar esse novo público que chega e avaliar se há algum ponto especial em seu perfil, para que você também o atenda adequadamente e o mantenha interessado por mais tempo.

Contrate vendedores com noções de como montar uma carteira de clientes

Muitas empresas procuram investir em uma equipe que já tenha um conhecimento básico sobre como montar uma carteira de clientes. Alguns colaboradores até mesmo são contratados com uma carteira já montada, pois já chegam ao negócio com uma bagagem farta e técnicas bem desenvolvidas.

Contudo, é preciso ter cuidado a um fator: seus concorrentes podem recorrer a essa mesma estratégia para alimentar seu banco de dados. Por isso, contrate com consciência e no momento certo, para que a sua empresa continue na frente da concorrência.

Participe de eventos e feiras de negócios

Muitos empresários se esquecem, mas os eventos e feiras especializadas são a ocasião perfeita para fomentar contatos comerciais e tornar a marca mais conhecida. Para tanto, porém, não basta um simples stand ou demonstração de produto.

É preciso ir além e investir em palestras, tanto como ouvinte quanto como palestrante, e na circulação pelo ambiente, para troca de ideias e, por que não, de cartões de visita. Assim, você faz com que seu nome corra mais rápido de boca em boca e chame mais clientes para perto.

Você conhece outra tática sobre como montar uma carteira de clientes? Deixe um comentário abaixo, relate sua sugestão e participe!

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