Como o inbound marketing vai trazer mais clientes para minha empresa?

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inbound marketing

Os consumidores do século XXI apresentam hábitos e comportamentos diferenciados. Muito mais exigentes e informados, esses clientes deixaram de valorizar apenas o preço de um produto ou serviço. Hoje, para fazer um negócio, eles avaliam uma série de fatores que devem levar a uma experiência positiva com a marca.

Esse novo perfil também impactou na forma com que as empresas se apresentam para o público e divulgam os seus serviços e produtos. No marketing tradicional, os clientes eram bombardeados com uma série de anúncios e mensagens que tinham como foco estimular a compra. Como essa estratégia não se adequa às novas necessidades dos consumidores, outras ações começaram a ganhar destaque no mercado, como o inbound marketing.

Quer conhecer mais sobre essa estratégia que vem alcançando ótimos resultados em empresas de diferentes portes e segmentos? Então, acompanhe esse artigo até o fim e saiba como o inbound marketing vai trazer mais clientes para o seu negócio.

O que é inbound marketing?

Como mencionado no início, o marketing tradicional tinha como estratégia enviar aos consumidores, via TV, rádio, revista e demais canais, uma série de propagandas sobre os produtos e serviços de uma determinada empresa. O foco dessas ações era gerar o interesse no cliente por meio da oferta.

Com o inbound marketing o caminho percorrido é um pouco diferente. Em vez de investir nessas mensagens que podem até ser consideradas invasivas em alguns momentos, o inbound marketing atrai os clientes através de conteúdos relevantes e que são voltados para as necessidades específicas do público-alvo da empresa. Deste modo, a companhia não interrompe a jornada do cliente, pelo contrário, ela serve de guia para que ele se prepare para efetuar uma compra consciente.

Para conseguir traçar ações de inbound marketing que possam de fato atrair e reter os consumidores, é fundamental que as empresas façam um estudo detalhado do seu público,  do mercado e também defina a persona que deverá ser atingida nas ações.

Ao levantar características como faixa etária, localização, problemas, preferências e expectativas dos clientes, será possível criar um plano de conteúdo adequado a esse perfil central, respeitando cada fase da jornada de compra.

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Veja como essa estratégia ajuda a atrair mais clientes para sua empresa

Agora que você já conhece a estrutura do inbound marketing e a importância de ter personas para o seu negócio, vamos mostrar como essa estratégia ajuda a atrair mais clientes para sua empresa por meio de um trabalho direcionado para cada etapa do funil de vendas.

Atração

Essa é a primeira fase do inbound marketing e tem como objetivo ampliar o tráfego qualificado da empresa em seus canais online, que pode ser blog, site ou redes sociais, tudo por meio de conteúdos de qualidade e que despertam o interesse do público.

Conversão

Ao chegar nessa fase, a empresa já conseguiu um bom volume de visitantes em seus canais online e pode seguir para um passo importantíssimo: a conversão dos leads. O conteúdo a partir daqui tem como foco transformar os visitantes em pessoas com real potencial de compra dos seus produtos ou serviços.

Venda

Nessa fase, é fundamental manter os leads sempre nutridos com conteúdos interessantes e que agregam valor para a sua marca. Também é um momento importante para a sua equipe comercial avaliar quais desses leads estão no estágio ideal para fechar negócio.

Encantamento

Um diferencial do inbound marketing é que com ele o relacionamento entre o cliente e a empresa não é encerrado após a compra. Há uma etapa dedicada ao encantamento do consumidor, fazendo com que ele se torne fiel ao seu negócio e possa trazer para a operação novos clientes que se interessaram na experiência compartilhada.

Mostramos no artigo de hoje que o inbound marketing é uma estratégia bem estruturada e que ajuda a atrair mais clientes para as empresas de todos os portes e áreas. Se você quer ter esses benefícios em seu negócio, mas não sabe por onde começar, entre em contato com um de nossos consultores e veja porque contratar uma agência especializada em inbound marketing é um ótima decisão.

 

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