Como um plano de ação de vendas pode fazer a minha empresa ter melhores resultados?

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No mundo dos negócios, uma palavra é considerada essencial para o sucesso de qualquer operação: o planejamento. Na área comercial não é diferente. Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, precisam elaborar um plano de ação de vendas e acompanhar a sua aplicação no dia a dia.

Esse estudo é fundamental para que os vendedores encontrem as melhores oportunidades e possam obter resultados significativos. Mas, sabemos que nem sempre o plano de ação de vendas alcança o desfecho esperado, e vários fatores contribuem para isso acontecer.

Se você é empreendedor e quer fazer o seu plano de ação de vendas engrenar de uma vez por todas, não deixe de conferir na sequência algumas dicas interessantes que irão ajudar a sua equipe comercial a conquistar ótimos resultados.

Organize os seus objetivos com antecedência

O primeiro passo para o plano de ação de vendas ajudar a sua empresa a obter resultados significativos tem a ver com a organização dos objetivos. Não adianta traçar metas com 15 ou 20 dias de antecedência.  A dica é planejar as ações com, no mínimo, um mês e meio antes da execução.

Assim, os profissionais da área de vendas terão conhecimento do trabalho que deve ser realizado e irão se preparar para isso, tendo tempo de entender, executar e acompanhar o andamento das metas.

plano de ação de vendas

Fique atento a atração de leads qualificados

Um bom plano de ação de vendas precisa contemplar o processo de atração de leads qualificados. Sendo assim, para obter resultados expressivos, as empresas devem investir em estratégias que atuam diretamente nessa captação.

As ações de inbound marketing, por exemplo, são excelentes para atrair leads qualificados para o seu negócio. Por meio da atuação nas redes sociais, links patrocinados, site, landing page e blog corporativo, a sua empresa conseguirá interagir diretamente com o público-alvo, ampliando a quantidade de leads e, consequentemente, a conversão em vendas.

Para que os serviços de inbound marketing sigam integrados e conquistem o retorno almejado, é interessante contar com uma agência parceira, que ajudará a traçar, aplicar e medir todas as ações, que podem ser acopladas no plano de vendas do seu negócio.

Plano de ação de vendas deve incluir o suporte após a compra

Ao projetar um plano de ação de vendas, o empreendedor não pode deixar de incluir as estratégias pós-venda. Concluir uma compra e não oferecer nenhum suporte ao consumidor é um comportamento que prejudica a imagem da empresa. Além disso, esse tipo de ação dificulta bastante a fidelização, pois os clientes não se sentem confortáveis para voltarem a fazer negócio com a companhia.

Para conquistar bons resultados com o plano de ação de vendas, é fundamental ampliar a relação com os clientes após a conclusão da compra. Vale pedir a opinião deles sobre o produto ou serviço e enviar mensagens personalizadas com promoções e vantagens exclusivas. Essas atividades são simples, mas têm uma representatividade importante, pois  ajudam o consumidor a criar um elo emocional com a marca, o que aumenta as chances dele voltar a comprar da sua empresa.

Hoje, apresentamos algumas dicas de como fazer o plano de ação de vendas trazer bons resultados para a sua companhia. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, recomendamos que você leia o post que aborda 4 técnicas de vendas infalíveis.

 

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