Você sabe o que faz um consultor de vendas?

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A crise econômica está tornando o mercado cada vez mais competitivo. Empresas de diferentes setores estão buscando soluções e inovando para garantir a conquista do consumidor, que, por sua vez, está inseguro em realizar qualquer transação. Neste cenário, um profissional tem se destacado como importante suporte para os negócios atingirem melhores resultados: o consultor de vendas.

Você sabe qual a função deste profissional e como ele pode ser útil para sua empresa? Vamos explicar melhor neste post o que se pode esperar de um consultor de vendas.

Perfil do Consultor de Vendas

Existe uma confusão comum entre os conceitos de consultor de vendas e vendas consultivas. Neste artigo, vamos falar exclusivamente do primeiro caso, que corresponde ao profissional que atua em projetos específicos e com tempo determinado em uma empresa.

Um consultor de vendas é, na maioria das vezes, um profissional com experiência consolidada no mercado e que já teve sucesso em diferentes segmentos e tipos de empresas. Além de sua carreira, ele possui conhecimentos em múltiplas áreas do conhecimento, como Marketing, Economia, Administração e Psicologia, entre outros.

É este conhecimento amplo que o permite ter visão sistêmica e analítica para apoiar o gestor de vendas de uma empresa nas mudanças necessárias para atingir excelentes resultados.

Funções de um Consultor de Vendas

O consultor de vendas pode ter diversas funções e é importante observar que suas entregas serão de acordo com o que a empresa definir como projeto para que ele atue, seja ele um consultor independente ou parte de uma empresa de consultoria especializada.

Entre as principais entregáveis de um consultor de vendas estão as atividades abaixo:

1. Observar tendências

Este profissional consulta e investiga a opinião pública sobre determinado produto ou serviço e é capaz de observar tendências de consumo a partir disso.goomark-2

2. Realizar estudos mercadológicos

O consultor de vendas também pode ser responsável por realizar estudos sobre o mercado em que sua empresa está inserida, levantando dados sobre público potencial, market share e atuação da concorrência.

3. Planejar estratégias de vendas

Com base nas informações levantadas, o consultor elabora estratégias de vendas, baseadas nas preferências do mercado e nas metas que a empresa quer atingir.

4. Capacitação dos vendedores

Este profissional é capaz de entender se a equipe comercial é adequada para entregar os resultados esperados e capacitá-la em relação a técnicas de vendas e estratégias de relacionamento com o cliente.

5. Negociação e elaboração de propostas

Por fim, é possível que, mesmo em um projeto temporário, este profissional faça parte de negociações junto com os vendedores e elabore propostas comerciais, a fim de observar gargalos e melhor processos.

Consultor de vendas em sua empresa

Identificou estratégias nas quais um consultor de vendas poderia ajudar seu negócio a alavancar resultados? Antes de contratar um profissional como este, defina os projetos em que ele poderia atuar e prepare-se para estar aberto à mudança. Uma consultoria acontece com tempo determinado e, para que o negócio continue caminhando com autonomia rumo ao sucesso, é necessário que toda a equipe esteja pronta para fazer o melhor.

Sua empresa está em busca de um consultor de vendas? Comente aqui quais são os principais desafios que este profissional pode ajudar seu negócio a enfrentar!

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