7 erros fatais que te impedem de vender mais

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Fazer boas vendas é objetivo de grande parte das empresas, principalmente neste momento difícil da economia e em tempos de alta competitividade. Vender mais é importante não só para manter a empresa como também para fazê-la crescer.

Há empresas que têm dificuldade de vender e há empresas que, embora vendam determinado número já, têm dificuldade de vender mais, de aumentar essa quantidade de vendas e, consequentemente, os lucros. No entanto, vender mais, em qualquer caso, depende essencialmente de algumas atitudes e há erros fatais que podem impedir que este processo dê certo.

Quais são os erros mais comuns entre empreendedores, os quais os impede de vender mais? Fique de olho e saiba como mudar isto!

1- Não conhecer bem seu público-alvo

Em primeiro lugar, você precisa saber para quem está vendendo. É necessário traçar perfis dos consumidores, verificar hábitos de compras e comportamentos, saber quais são as expectativas deles em relação aos produtos e às empresas e assim poder direcionar suas estratégias de vendas de uma forma muito mais propensa a atingir em cheio seus objetivos com ele.

Não adiante fazer propaganda para o público errado, desenvolver soluções que não são voltadas às dores de seus potenciais clientes.

2- Não investir em comunicação e ter um plano de marketing inadequado

Em seguida, não ter contato mais próximo com seu cliente – não se preocupar com o Feedback (comunicação duas vias) – também é um grande erro. Utilizar canais errados e linguagens erradas também pode ser motivo de perder vendas, no caso de campanhas e plano de marketing inadequados.

Para acertar no marketing, você precisa definir quais campanhas darão mais certo, pensar em presença online, em quais canais (online – marketing digital e off-line – inbound ou outbound marketing) e assim adequar seu orçamento à montagem dos programas, para que o marketing não seja visto apenas como gasto, mas sim como investimento essencial. Mesclar marketing orgânico com links patrocinados, por exemplo, também pode ser uma boa estratégia.goomark-2

3- Falta de uma boa gestão

Um gestor deve pensar no todo e adiante, tentando entender onde é possível economizar para investir mais em outras áreas mais prováveis de dar retorno. Lembre-se: não se pode obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Um gestor proativo está sempre em busca de novos caminhos.

4- Não ter equipe treinada e alinhada aos propósitos do marketing

A falta de preparo da equipe para vender mais é outro problema sério. É preciso saber lidar com objeções de vendas, treinar seus vendedores para falar a mesma linguagem, representar os ideais da empresa e ter sensibilidade para conduzir o cliente nas negociações, entender o que ele precisa e propor as melhores soluções. A equipe deve estar pronta para atendê-lo em todas as etapas e saber passar o valor percebido do produto, a fim de se alinhar aos propósitos do marketing e estar engajada com os mesmos objetivos.

5- Não ter boas técnicas de negociação para vender mais

Pense sempre em promoções, descontos e vantagens exclusivas, para diferenciar-se da concorrência e fazer com que seus consumidores se sintam privilegiados e, consequentemente, vender mais. Se você não conhecer bem suas margens de lucro e seu ponto de equilíbrio, dificilmente saberá onde mexer para melhorar as ofertas, por exemplo.

6- Procurar investidores errados

Há casos em que a empresa precisa de investimentos externos para crescer. Procurar investidores que não estejam alinhados aos propósitos dela é uma forma errada de tentar levantar recursos para vender mais, uma vez que se o investidor não entender a relevância das ações, não estará receptivo a ceder dinheiro para algo que ele não vê justificativa ou boa perspectiva de retorno.

7- Não saber qual é ou como utilizar sua vantagem competitiva

Não pensar em novidades, não investir em inovação (diferenciais, estudo da concorrência, planejamento estratégico) também é um erro fatal. Hoje em dia é necessário sempre encontrar algo para se destacar – como, por exemplo, ações de overdelivering (entregar ao cliente sempre mais do que ele pediu ou esperava: um cupom de desconto ou um brinde em uma compra).

Está cometendo algum erro deste em seu negócio que te impede de vender mais? Já sabe agora o que pode fazer para vender mais? Deixe sua opinião ou suas dúvidas pelos comentários!

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