Fidelização de clientes: aumente suas vendas e diminua o CAC de sua empresa com as estratégias certas

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As inovações tecno e mercadológicas que ocorreram nos últimos anos provocaram uma mudança bastante significativa nas relações entre público e organizações. Se antigamente a qualidade de um produto aliada à publicidade tradicional era suficiente para assegurar lucro para uma empresa, hoje em dia os consumidores exigem mais. Eles querem viver novas experiências, criar laços emotivos e realmente sentir que importam como clientes e membros de uma comunidade.

O desafio agora não é mais atrair novas pessoas, mas fazer com que os visitantes se conectem com a marca e seus produtos a ponto de se tornarem fregueses assíduos. Garantir a fidelização de clientes é um processo que exige paciência e boa vontade, mas isso não significa que seu orçamento precise sofrer. Na verdade, pode ser possível até economizar uma verba, uma vez que a fidelização exige um investimento menor do que a captação de novos clientes.

Ficou curioso e quer saber mais? Então acompanhe as dicas que separamos para você aumentar suas vendas e reduzir o seu custo de aquisição de novos clientes (CAC)!

Conheça seus clientes

Para que suas ações de marketing sejam efetivas, descubra primeiro quem é seu cliente. Qual sua faixa etária? Sua renda? O que desperta sua atenção, quais tipos de produtos e serviços lhe atraem? Com esses dados em mãos, você consegue moldar suas táticas para se encaixar nas expectativas de seu público, e, consequentemente, torná-las muito mais eficientes.

Imagine que você tem uma loja online de roupas. Uma pessoa está buscando por blusas, mas, baseado em seu histórico de navegação e compras prévias, o site sugere também uma seleção de saias que podem lhe interessar. Você acaba de melhorar a experiência de compra de seu cliente, criar uma demanda onde antes não havia nenhuma e incrementar suas vendas graças a informações que podem ser obtidas com facilidade! Para isso, use de ferramentas de análise de tráfego e pesquisas de mercado.

Ofereça recompensas

Recompense a fidelidade de seus clientes regulares oferecendo promoções e descontos exclusivos. O e-mail marketing é um ótimo aliado nesse momento. Você pode direcionar mensagens com praticidade e agilidade para clientes específicos, e, dessa maneira, aproveitar do momento para usar uma linguagem mais pessoal e personalizada.

Detalhes simples, como usar o primeiro nome do cliente no cabeçalho, já fazem uma diferença na hora de destacar seu e-mail no mar de informações que é a caixa de entrada de um usuário, tornando sua mensagem mais efetiva e aproximando a marca do cliente. Além disso, é possível acompanhar os resultados dessa estratégia em tempo real, determinando quantas pessoas receberam ou abriram o e-mail.

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Use seus canais de comunicação com inteligência

Conhecer seus clientes se mostra útil novamente, e permite a comunicação com segmentos de público mais abrangente usando canais distintos. Ao saber onde seus clientes se encontram, você poderá planejar e adequar sua linguagem e conteúdo para atingir as pessoas desejadas. É importante manter uma cartela variada de canais (redes sociais, site, marketing tradicional, SEO, atendimento ao consumidor) e promover uma estratégia coesa, que interligue toda a presença online e offline de sua empresa. Interação é a chave! Abrir o espaço para o diálogo com seus clientes, ouvir e responder suas sugestões e críticas é essencial para o estabelecimento de vínculos duradouros. Afinal, quem não gosta de ser ouvido?

Faça um pós-vendas de sucesso

O pós-vendas é um serviço que mede o nível de satisfação de um consumidor após o momento da compra. Novamente, você precisa estar aberto para ouvir. Lembre-se: a empresa não está mais em um pedestal inalcançável. As marcas se relacionam diretamente com seu público e devem estar prontas a atender suas vontades, ou até mesmo antecipá-las. O pós-vendas te ajudará a montar um perfil de seu cliente e melhorar seus serviços futuramente.

Da mesma maneira, use o pós-vendas também para garantir a efetuação da compra. Notou que o cliente colocou um item no carrinho de compras, mas não chegou a fazer o pagamento? Por que não mandar um e-mail lembrando sobre a compra, oferecendo um cupom de desconto ou perguntando os motivos da desistência? O cliente se sentirá importante e valorizado!

Um bom serviço ao consumidor garante uma boa experiência de compra, que, por sua vez, motiva o cliente a voltar mais vezes e espalhar a notícia para sua rede de contatos, trazendo novos potenciais consumidores até você.

Para a fidelização de clientes, ações são mais importantes que palavras. Então coloque a mão na massa, implemente nossas dicas no seu modelo de negócios, experimente novas estratégias, e nunca perca de vista o bem-estar de seu consumidor e nós garantimos que você vai observar bons resultados!

Gostou do artigo? Tem alguma outra dica que quer compartilhar com a gente? Deixe um comentário e participe da conversa!

 

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