Funil de vendas para PMEs: o que é (e por que você deve construir um)

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Se a sua resposta é não e você está pensando em investir em marketing de conteúdo, saiba que o funil de vendas é um conceito central para o que chamamos de inbound marketing, o método que tem se mostrado o mais eficiente para fazer negócios online. Não é segredo que os dispositivos digitais mudaram a face da comunicação para sempre.

A melhor parte é que a rede tornou mais acessível para PMEs entrarem no jogo. As pessoas estão sempre conectadas e, se uma empresa deseja comunicar seus produtos e serviços, estar online é o básico do básico.

Contudo, concorda que não basta ter um site, blog ou, qualquer, outra plataforma sem as ferramentas e planejamento adequado? Saiba o que é o funil de vendas!

O que é um funil de vendas?

A chave para obter resultados na rede não é necessariamente fazer grandes investimentos, mas direcionar os seus esforços no tempo certo (estágio do público), lugar certo (plataforma) e com o conteúdo adequado (tipo). Por isso, a imagem ou conceito do funil é tão forte como ferramenta do novo marketing.

O “funil de vendas”, simplificadamente, é o processo em que instituições online guiam e amadurecem o relacionamento com pessoas, levando-as até o seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível ter mais controle do que o seu target recebe e, em que estágio do processo de compra ele está. Você poderá, dessa forma, planejar caminhos assertivos para conduzir o seu público até a efetivação da compra.

Como funciona esse funil?

O funil de vendas é dividido em três fases: Topo, meio e fundo. Essas três fases representam estágios da compra de um potencial consumidor, que busca uma solução para um problema ou necessidade de consumo. Ele pode estar ligado ao produto ou serviço que você oferece.

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Topo

O topo é a etapa mais embrionária da jornada. Nesse momento, seu foco é atrair visitantes, esse target ainda não tem clareza sobre as suas necessidades e, por isso, não está numa fase decisória.

São pessoas que estão em busca de aprendizado e informações sobre a própria necessidade. Esta é a etapa em que você deve buscar atrair tráfego (audiência).

Assim, você deve dar importância a plataformas com grande alcance e usar estratégias SEO. Com um grande volume de pessoas, você poderá gerar, nutrir e qualificar leads (pessoas que demostrem real interesse pela sua empresa) até que se tornem clientes.

Meio

Nesta segunda fase do funil de vendas, é a hora de separar o joio do trigo. Dos visitantes no topo do funil, deve-se agora buscar gerar e qualificar leads.

Aqui, o público já tem maior clareza sobre o seu problema de consumo e está num momento de avaliação sobre qual é a melhor solução oferecida no mercado. Logo, o conteúdo oferecido a pessoas, nesta etapa do funil, deve demonstrar que a sua empresa possui a expertise e a melhor solução para resolver a sua necessidade. Você deve oferecer materiais ricos (e-books e withepapers) que incentivem o consumidor a se tornar um lead, demostrando efetivamente que deseja ter um contato maior com os seus conteúdos, trocando informações (nome e contatos) com a sua empresa.

Fundo

O fundo do funil é o momento da oferta. Aqui, o consumidor decidirá sobre a compra e você deve dar incentivos para que ele perceba que o produto ou serviço ofertado pela sua empresa é a melhor solução para a necessidade que ele possui.

Incentivos como demonstrações e descontos são válidos, mas você deve dar atenção a conteúdos que tirem dúvidas e sirvam no pós venda. Um cliente esclarecido e satisfeito em relação a sua compra pode ser o seu maior propagador no futuro.

Portanto, cada uma dessas três fases tem especificidades que devem ser respeitadas e requerem estratégias, abordagens e ofertas de conteúdo que respeitem o momento do target na sua jornada de compra. O funil de vendas é uma ferramenta que pode ajudar PEMs a direcionar melhor os seus esforços online, segmentar e obter mais resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe a sua dúvida nos comentários ou entre em contato com a gente!

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