Gestão da carteira de clientes: saiba como fazer

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A administração de um negócio envolve uma série de logísticas e cuidados para que ele continue sempre crescendo. Nesse sentido, a gestão da carteira de clientes é uma das mais importantes disciplinas, principalmente para quem tem o objetivo de aumentar as vendas. Isso porque é de lá que surgem as oportunidades para fechar negócio e, portanto, deve ser tratada com seriedade à altura.

Se você não sabe como fazer a gestão da carteira de clientes ou precisa melhorar o seu processo, fique atento a este post. Preparamos as melhores dicas para o seu negócio.

Coloque ordem na casa

Para que a gestão da carteira de clientes possa acontecer é preciso manter a casa em ordem. Ou seja, ter todos os dados claros e reunidos em um só lugar. Essa atitude permite que você enxergue o seu negócio como um organismo só. Também evita as informações truncadas, o que é muito comum quando a equipe de vendas é grande e costuma revezar o atendimento.

Portanto, se você ainda não trabalhou nessa organização, comece por ela. Reúna todas as informações sobre necessidades, comportamentos e até negócios passados em um único local.

Capacite a sua equipe para fazer a gestão da carteira de clientes

Com a casa em ordem, chega o momento de capacitar. Eles devem aprender não apenas a manter o sistema organizado, mas principalmente a alimentá-lo com informações relevantes. Isso porque são esses dados que fomentarão a construção dos argumentos de venda. Por exemplo, se por qualquer motivo um vendedor atender uma ligação que seria de outro setor, ele deve ser capaz de atender o cliente normalmente. Mesmo que esse contato seja apenas para transferir a ligação.

gestão da carteira de clientes

Dê tratamento VIP para quem te valoriza

Clientes fidelizados custam menos investimentos e trazem mais negócios para uma empresa. Por isso, podemos afirmar que são os mais rentáveis da casa. Pensando nisso, é fácil acreditar que eles não precisam ser paparicados. Mas a verdade é que essas são as pessoas que mais precisam da sua atenção. Por isso, dê tratamento VIP a esses clientes, coloque-os sob a responsabilidade dos seus melhores vendedores e desenvolva meios para conhecê-los profundamente.

Aprenda a identificar tendências e criar soluções para elas

Quando a gestão da carteira de clientes é feita de forma correta, o vendedor é capaz de identificar comportamentos recorrentes entre as pessoas. Ou seja, apontar tendências em seus comportamentos e até prever futuras necessidades. São situações como essas que criam excelentes oportunidades de negócios de maneira proativa. Isto é, antes mesmo que o cliente crie a demanda, você poderá oferecer uma solução extremamente benéfica a ele.

Trabalhe para subir o nível de todos os seus clientes

Você sabe identificar qual foi a atitude da sua empresa que provocou a fidelização da sua clientela? Quando a gestão da carteira de clientes é feita de forma eficiente, esses apontamentos ficam mais claros. Com informações em mãos, você poderá trabalhar para a melhora da relação com todas as pessoas que consomem os seus produtos ou serviços. Essa tática também serve para conquistar novos clientes e até gerar leads. O segredo é conhecer suas estratégias de venda e aperfeiçoá-las.

A gestão da carteira de clientes deve ser uma prioridade de qualquer empresa. Por isso, mantenha-a sempre organizada e treine a sua equipe para identificar novas oportunidades de venda. Com um processo claro e rodando perfeitamente, sua marca crescerá e você verá sua relevância alcançando novos patamares.

Você tem experiência nesse assunto? Compartilhe nos comentários um aprendizado seu sobre a gestão da carteira de clientes.

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