Marketing Digital: Entenda o que são leads e saiba como gerá-los!

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A geração de leads no universo do marketing digital é tão vital quanto o gol dentro de uma partida de futebol. Assim como os gols, os leads, por mais numerosos que sejam, podem até não garantirem a vitória (ou melhor, as vendas), mas, sem eles, não há dúvidas de que é impossível conquistar o placar favorável que sua empresa tanto busca no mercado.

Neste post, você vai não apenas entender um pouco mais sobre esses contatos de clientes em potencial escalados para alavancar sua estratégia, mas também promover uma goleada de leads para o bem do seu negócio. Interessou? Então bola pra frente!

Você sabe (mesmo) o que são leads?

Apesar de o marketing digital ter se apropriado desse termo a ponto de transformá-lo em substantivo, na realidade lead, ou to lead, é um verbo que significa, basicamente, conduzir. De acordo com dicionários da língua inglesa, lead consiste em “sair na frente para conduzir os demais”. É basicamente o capitão do time. No nosso caso, lead é uma pessoa interessada no seu produto ou serviço que topou deixar seus dados de contato (como e-mail e telefone) no formulário de uma landing page em troca de uma oferta desenvolvida pela empresa em questão.

Vamos ao que interessa: como gerar leads!

De acordo com a metodologia do Inbound Marketing, o visitante se converte em lead a partir do momento em que ele demonstra interesse na sua empresa, interagindo com alguma oferta. Mas para fazê-lo chegar ao ponto decisório de fechar um negócio, é preciso desenvolver ainda mais estratégias que supram esse potencial lead de todas as informações necessárias para que ele realmente faça uma escolha consciente pelos seus serviços. Confira alguns formatos de ofertas e técnicas que são capazes de conduzir o lead do topo ao fundo do funil de vendas:

Materiais ricos (e-books, white papers, infográficos)

Os materiais ricos se encontram no topo do funil e são utilizados para auxiliar leads a andarem no processo da compra. Com um conteúdo educativo e linguagem leve, os e-books servem para resolver eventuais dúvidas dos visitantes do seu site ou blog acerca de temas específicos. Já os white papers são relatórios que trazem um conteúdo mais denso (em relação aos e-books) baseado em pesquisas ou dados. Infográficos, por sua vez, como o próprio nome já entrega, são representações visuais gráficas que transmitem alguma informação útil relacionada ao seu negócio. Basta escolher o formato que melhor se adequa ao público que quer atingir.

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Newsletter

A newsletter é outra forma eficaz de captar leads instantaneamente, a partir do momento em que o visitante chega ao seu site ou blog e uma formulário ao estilo “pop up” surge na tela, convidando-o a assinar a newsletter. Assim que o usuário preenche o formulário da newsletter com o e-mail dele, ele não só se torna assinante do seu conteúdo, mas automaticamente passa a fazer parte da sua base de leads cadastrada. Caso tenha se interessado pela técnica, saiba que a plataforma WordPress oferece não só plugins para a instalação de newsletters no seu blog, como também possibilita a administração da lista de assinantes.

Google Adwords

Nessa técnica, a geração de leads não é feita através da interação com conteúdos diversos dentro do funil de vendas, mas por meio do investimento em campanhas. Mídias pagas no Google Adwords são capazes de captar um grande número de leads num curto espaço de tempo, graças à maior exposição e segmentação (região, idade, tema) dos anúncios de acordo com o público-alvo escolhido. A vantagem do Adwords é que ele poderá direcionar potenciais leads para a sua Landing Page mais rápido do que a busca orgânica.

E agora, o que fazer com tantos leads gerados?

Depois de gerar tantos leads, não vá pensando que o relacionamento entre eles e sua empresa se resumirá a apenas uma venda ou uma simples interação como o download de um e-book, no caso dos leads “frios” (aqueles que até chegaram a baixar uma oferta, mas não prosseguiram no funil de vendas). Aqui entra em ação a nutrição de leads: com o auxílio do e-mail marketing, você passará a nutrir periodicamente a base de clientes – e possíveis clientes – com um conteúdo educativo personalizado que os incentive a comprar de novo – ou pela primeira vez no caso dos leads frios – da sua empresa.

Ao estabelecer um longo e produtivo relacionamento com seus clientes e leads, eles podem ficar satisfeitos – ou “deliciados”, conforme o termo usado pela Hubspot – a ponto de se tornarem torcedores, quer dizer, promotores informais da sua marca. Golaço!  Com a partida ganha e uma chuva de leads, restará à sua empresa apenas correr para o abraço!

E então, esse conteúdo ajudou a reforçar a importância do lead para a sua estratégia de marketing digital? As dicas foram realmente úteis para que você atinja resultados ainda melhores? Ainda tem dúvidas sobre o que são leads? Aproveite e faça o download da nossa calculadora de lead e descubra quantos leads precisa para bater a meta de vendas!


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