Os 4 maiores erros de PMEs ao investir em marketing digital

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Cada vez mais os empresários das pequenas e médias empresas estão percebendo a oportunidade de investir em marketing digital. Ele pode ser extremamente benéfico ao negócio e demanda gastos baixos quando comparados a veículos mais tradicionais como, por exemplo, a televisão. Porém, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não basta sair criando perfis e fazendo publicações para se ter resultados eficientes — é interessante pensar uma estratégia e encarar essa forma de divulgação com seriedade. Para ajudar, listamos aqui 4 erros comuns das empresas pequenas e médias ao investir em marketing digital.

1 – Não fazer pesquisa nem planejamento

É preciso antes de mais nada entender que utilizar as mídias digitais para divulgação é uma estratégia de marketing como todas as outras. Ou seja, não basta simplesmente criar um perfil pessoal no Facebook, por exemplo. É importante saber quais são as mídias sociais que o cliente mais acessa e que tipo de informações ele procura. Depois, é essencial definir qual o objetivo concreto da estratégia. É gerar vendas através de um site de e-commerce? Chamar mais pessoas para sua loja? Criar fidelização? A abordagem toda vai depender dessas informações, então vale a pena investir tempo em uma pesquisa.

2 – Amadorismo nas publicações

Com a estratégia traçada, chegou a hora de elaborar sua execução e em seguida colocá-la em prática. Porém, não basta delegar a tarefa de alimentar um perfil da empresa a um funcionário sem um treinamento adequado para isso. Para gerar resultados, é necessário estabelecer objetivos concretos, cronograma de postagens e desenvolver um conteúdo que colaborará para criar uma imagem positiva da empresa. O mais indicado é contratar especialistas no assunto, como empresas do ramo ou profissionais freelancers com experiência para elaborar os posts.

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3 – Empresas que deixam de utilizar as ferramentas de impulsão

Investir em marketing sem gastar dinheiro dificilmente vai trazer bons resultados. Um tipo de ferramenta que ajuda muito a impulsionar a visualização das páginas são as formas pagas de anunciar em plataformas online. O problema é que elas são muitas vezes ignoradas pelos empresários. Facebook, Google, Instagram e outros sites possuem anúncios patrocinados que se provam muito úteis na geração de acessos para páginas. Estabelecer as principais redes de acesso aos clientes e, a partir daí, definir uma verba mensal para marketing digital pode gerar resultados consistentes para a empresa.

4 – Esperar resultados imediatos

Investir em marketing digital não é mágica. É preciso planejamento, execução adequada mas também paciência. Não é do dia para noite que acessos vão se converter em vendas que impactem de forma significante a receita da empresa. Com uma campanha bem executada no ar, aos poucos será construído uma base de público e, com o diálogo contínuo, os resultados reais tendem a começar a se acumular, ganhar ritmo e impactar no faturamento da empresa.

Com essas dicas esperamos desmistificar algumas coisas ao redor do tema, esclarecer dúvidas e servir de alerta para quem está pensando em ingressar no marketing online a respeito de formas adequadas de fazê-lo. Se você gostou desse post, então não esqueça de baixar a planilha de diagnóstico e assim entender exatamente tudo o que precisa ser melhorado no marketing da sua pequena ou média empresa, aproveite!



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