Os tempos mudaram: entenda o comportamento do consumidor moderno

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Atrair e encantar o consumidor é, sem dúvida, um dos principais objetivos e também o maior desafio de toda empresa. Para isso, estudar o seu comportamento, de modo a aproveitar oportunidades, é fundamental para ajudar a conhecer e até prever o comportamento do consumidor moderno.

Portanto, tenha em mente que identificar os novos hábitos desse consumidor, cada vez mais imerso no universo digital, pode ser o fator determinante no momento da tomada de decisão da compra.

Segundo dados divulgados pelo Google Analytics, durante o período de maio de 2014 a maio de 2015, foi registrado 112% de aumento no acesso à Internet por meio de smartphones. Além disso, também foi registrado um aumento de 74% nas taxas de conversão via mobile. Ou seja, é fundamental garantir que a experiência do usuário (UX) seja agradável durante todo o período de navegação no site. Tudo deve funcionar corretamente e de forma rápida, e o ambiente de navegação deve ser clean e dinâmico.  

Os números justificam a explosão mobile, que está levando o Brasil a se tornar o 4º maior mercado de smartphones do mundo até o próximo ano, e faz com que a Internet esteja presente no dia a dia de milhares de brasileiros. E isso, consequentemente, afetou diretamente nos hábitos de consumo.

Identificar os momentos

Tão importante quanto conhecer os novos hábitos do consumidor moderno é identificar o momento de desejo. Este pode variar de acordo com inúmeros fatores, como: oportunidades, tendências, oferta x procura, etc. O desejo, interesse ou necessidade de compra pode acontecer a qualquer momento, sem que antes o consumidor tenha dado sinais de que isso despertou.

O consumidor moderno é imediatista e, muitas vezes, compra por impulso. Ter a ferramenta smartphone + internet em mãos tem abreviado o momento de compra. A distância entre querer, procurar, encontrar e comprar o produto ou serviço foi reduzida à facilidade de apenas alguns cliques.

Esses rompantes são chamados de micromomentos e podem ser divididos em 4 principais momentos:

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  • Momento eu quero saber: as pessoas estão sedentas por informações e estão sempre buscando por mais. Seja durante uma conversa informal com amigos — fazendo uma busca rápida sobre o assunto em discussão — ou até mesmo para obter mais informações sobre produtos e/ou serviços. O fato é que, a todo momento, ouvimos de forma quase imperativa: “dá um Google aí”.
  • Momento eu quero ir: obter localizações ou buscar referências de empresas próximas de onde o consumidor está, foi um dos tipos de busca mais realizados durante o último ano.   
  • Momento eu quero fazer: parâmetros de busca que trazem conteúdo de como fazerforam os mais buscados pelos usuários na internet. São milhões de horas de conteúdo em vídeos explicativos que demonstram, de forma descomplicada, como fazer uma determinada tarefa ou simplesmente inspirar o consumidor com novas ideias.
  • Momento eu quero comprar: pode ser aquele em que o consumidor é surpreendido por uma grande oferta no momento da busca e realiza a compra. Esse momento pode acontecer durante uma atividade corriqueira — como cozinhar — ou durante o trajeto para o trabalho, por exemplo. Olha a oportunidade! Além disso, os usuários afirmam usar o smatphone para consultas no momento da compra em loja física, por exemplo.

Conhecer para encantar

Diante do que foi dito, podemos concluir que, definitivamente, não é uma tarefa fácil identificar quando este micromomento será despertado no consumidor moderno. No entanto, a empresa precisa estar atenta às necessidades desse consumidor e entender de uma vez por todas que os hábitos de consumo mudaram para sempre e que, portanto, é fundamental utilizar ferramentas de Inbound Marketing a seu favor, podendo fazer com que esse novo consumidor venha a seu encontro.

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