Plano de ação de vendas: 5 dicas para começar já

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Para fazer com que seu negócio se destaque, atraia mais clientes e realize mais vendas é fundamental ter um bom plano. Não se trata de sorte ou de acaso, mas, sim, de preparo para conseguir atingir esses resultados.

O principal elemento responsável por essas conquistas é o plano de ação de vendas. Como em uma receita de bolo, ele traz os passos e as ações necessárias para melhorar a capacidade do time comercial.

Quer saber como começar com o seu? Então, veja 5 dicas e aprenda a montar o plano de ação de vendas do jeito certo!

1. Comece pelo reconhecimento da situação

Quando se fala em vendas, é fundamental partir do entendimento do cenário atual. Um negócio que amarga prejuízos há meses provavelmente terá o foco em vender mais para sair da crise — e não para abrir uma nova filial, por exemplo. Além disso, é o único jeito de definir o que é viável e o que não é.

Portanto, comece com uma análise de quem são os clientes atuais, qual é o perfil dos compradores e se eles estão relacionados ao público de interesse. Verifique, também, o desempenho quanto à conversão e faturamento, o posicionamento em relação ao mercado e aos concorrentes.

A partir daí, identifique os pontos problemáticos e as forças do empreendimento, de modo a explorar corretamente.

2. Defina metas agressivas para o plano de ação de vendas

O time comercial precisa ser motivado continuamente para entregar bons resultados. Então, na hora de estabelecer metas é interessante torná-las agressivas e desafiadoras. Isso criará um clima saudável de competição e fará com que cada um dê o seu melhor.

Contudo, é fundamental garantir que elas sejam viáveis. Nem sempre a meta agressiva é a maior, mas, sim, aquela que faz com que os vendedores saiam de sua zona de conforto.

Após incluí-las no plano de vendas é fundamental que todos estejam cientes sobre elas e que a comunicação seja clara e direta.

plano de ação de vendas

3. Estabeleça quais estratégias serão usadas

Na sequência, o plano de ação de vendas deve demonstrar quais são os caminhos a seguir para atingir os objetivos. É o caso de definir quais técnicas de conversão e persuasão serão utilizadas, bem como os recursos e ferramentas.

Um negócio que decide aplicar o funil de vendas para as operações complexas, por exemplo, terá melhor controle das oportunidades. Já o que implementar um script de atuação conseguirá padronização e máxima eficiência do time, dentro de parâmetros específicos. Veja o que faz sentido para o negócio e inclua para ser colocado em prática.

4. Crie um cronograma de atuação

Tão importante quanto saber o que fazer pelas conversões é reconhecer em que momento cada ação deve acontecer. Uma determinada técnica pode começar a valer desde já, enquanto outras estratégias dependem da geração de leads do marketing digital.

Essa também é uma forma de dar prioridade para as ações, de modo que o time saiba o que deve ser executado primeiro. Como consequência, há maior organização e melhor conquista de resultados.

5. Planeje métricas e períodos de acompanhamento

Por fim, é fundamental que o plano de ação de vendas seja acompanhado de forma contínua. Somente assim é possível definir o que funcionou e o que não, além de estabelecer o que precisa ser incluído.

Para tanto, determine métricas que servirão para a avaliação dos resultados. Verificar o custo de aquisição do cliente (CAC), a taxa de conversão e até o ciclo médio são algumas possibilidades.

Com os dados em mãos, tome decisões e procure realizar o aperfeiçoamento constante para que o plano seja cada vez mais eficiente.

Com esses passos, o plano de ação de vendas promete mudar os resultados da empresa e oferecer um melhor desempenho. Execute com estruturação e prepare-se para aproveitar os efeitos.

Seu negócio já usa um recurso do tipo? Diga nos comentários e compartilhe suas experiências e impressões!

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