Por que a segmentação é muito importante para a geração de leads?

Compartilhar

 

Empresas que trabalham com segmentação na captura e geração de leads tem maior chance de aumentar o número de vendas, você sabia? Isso acontece porque a segmentação é a sua maior aliada na hora de selecionar o conteúdo específico para cada tipo de público.

A maneira como é feita a comunicação com o público-alvo é o que faz a diferença na hora de capturar novos leads e transformar esses leads em clientes efetivos.

E é comprovado que qualquer ação de marketing é muito mais bem sucedida quando é segmentada a um grupo específico de pessoas. Quanto mais focada a segmentação no público-alvo, mais certeiras são as chances de conversão e geração de leads. Além, é claro, de garantir clientes e seguidores fiéis da sua marca e dos seus produtos e/ou serviços.

O que é lead?

Vamos começar do início, para quem ainda não tem esclarecido o que é de fato um lead. A palavra lead dentro do marketing digital serve para classificar um potencial consumidor, ou seja, um possível cliente.

É considerado um lead todo e qualquer contato que mostrou algum interesse nos seus produtos ou serviços através das suas plataformas de distribuição de conteúdo, seja através do preenchimento de formulários para baixar materiais, como ebooks e infográficos, ou assinatura de newsletter, por exemplo.

Como garantir a geração de leads?

Para garantir a geração de leads é importante que a sua empresa disponibilize conteúdos interessantes e que tenham como propósito solucionar questionamentos, além de oferecer respostas à persona em questão, para que ocorra a geração de leads.

Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental, pois é essencial que você como empresa conheça o seu público-alvo. Uma vez atingido o seu objetivo e gerando leads através da distribuição de conteúdo, é importante segmentar esses contatos e nutrí-los para que se tornem de fato clientes do seu produto ou serviço.

geração de leads

Como segmentar os leads?

É fato que todas as pessoas são diferentes, porém muitas delas tem gostos parecidos e podem ser segmentadas em grupos similares. Através da segmentação de leads, que pode ser feita por distribuição geográfica, idade, sexo, interesses e outros diversos fatores que podem ser interessantes para o seu negócio, é possível fracionar e nutrir esses leads com conteúdos voltados especificamente para eles.

A função principal da segmentação de leads é fazer com que esse contato identifique-se com os conteúdos enviados e venha a finalizar uma compra, tornando-se cliente e se fidelizando à sua marca.

Afinal, existem maiores chances de você adquirir um produto que tem tudo a ver com você quando recebe indicações por e-mail e gostar ainda mais da marca por se identificar com ela e com os e-mails que recebe, não é mesmo? Bem ao contrário do que acontece quando você fica recebendo e-mails com conteúdos sobre coisas que você não curte muito, não é mesmo? E é por isso que a segmentação é fundamental e precisa ser bem elaborada.

Outro fator muito importante é levar em consideração o estágio em que o lead se encontra na jornada de compra e o comportamento desse lead perante os conteúdos baixados. Se for um lead que apresenta comportamento de cliente pronto para efetuar compra, o ideal é entrar em contato o quanto antes e tentar fechar a venda.

Criar perguntas bem específicas nos formulários dos conteúdos que serão baixados para conseguir entender em que lugar da jornada o lead se encontra é uma boa estratégia. Além de disponibilizar uma boa diversidade de materiais nos mais variados formatos, como ebooks, podcasts, infográficos, vídeos, apresentações, whitepapers e etc. Assim, é outra maneira de verificar o interesse do lead no produto e/ou serviço.

A geração de leads é um passo importante para quem quer alavancar os negócios no mundo digital. Trabalhar com uma boa estratégia de marketing digital e com profissionais qualificados e experientes em inbound marketing, por exemplo, pode garantir o sucesso da sua estratégia.

A Goomark é especialista no assunto, sendo considerada a maior agência de marketing digital para PMEs do Brasil, com mais de 500 clientes e 95% de satisfação. Acreditamos que todos tem o direito de sentir a felicidade de um sonho realizado e buscamos o melhor retorno financeiro através do marketing digital para os nossos clientes.

Fale com os nossos especialistas, monte seu plano e estratégia digital de acordo com o seu sonho e objetivo de negócio e vamos crescer juntos!

Acesse nosso site, conheça mais sobre estratégia digital e fique por dentro dos nossos planos. Baixe materiais educativos gratuitos e explore o mundo dos negócios na web.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias