Prospecção de clientes: 4 maneiras para ajudar a sua empresa

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Para crescer e até para se manter no mercado, um empreendimento tem que se preocupar em vender mais. Embora a fidelização e as compras recorrentes sejam importantes, elas devem estar associadas à entrada de novos indivíduos na base de consumidores. Para tornar isso possível, há a prospecção de clientes.

O processo, que consiste em encontrar pessoas interessadas e aproximá-las da empresa, precisa ser feito de forma estruturada e estratégica. Assim, o negócio receberá uma ajuda importante para obter os efeitos desejados.

A seguir, veja 4 maneiras de consolidar bons resultados com a prospecção de clientes e aprenda o que deve ser executado!

1. Descubra onde as pessoas de interesse estão

Na hora de encontrar novos interessados em potencial naquilo que sua empresa tem a oferecer, é preciso saber onde eles estão. Fisicamente, é possível realizar ou comparecer a eventos e feiras do setor. Nesses locais, é provável encontrar gente que está disposta a comprar aquilo que você tem a oferecer.

Porém, a prospecção também pode ser feita de outros modos, como por telefone e até por e-mail. No último caso, inclusive, o ambiente digital desempenha grande importância. Já que os clientes estão cada vez mais conectados, há ótimas oportunidades na internet por meio do marketing digital.

Ao reconhecer onde estão as pessoas de interesse, faça um planejamento de como elas devem ser alcançadas e como o processo precisa ser conduzido.

2. Tenha uma postura ativa e decisiva

A prospecção de clientes é um momento crucial para o desempenho do negócio. Se ela não for feita corretamente, as chances de concretizar novas vendas de forma consistente caem drasticamente.

Por isso, é fundamental adotar uma postura adequada, ativa e que seja focada no produto e no interlocutor. Um dos truques é evitar perguntas que possam interromper o contato, como “Você já conhece nosso produto?” ou “Tem interesse em falar agora?”.

prospecção de clientes

Em vez disso, adote uma abordagem incisiva, que sempre planeja o próximo passo e envolve as pessoas. Assim, há maiores chances de envolver o contato de um jeito consistente.

3. Peça indicações dos atuais para fazer a prospecção de clientes

Outra ótima maneira de realizar uma prospecção bem sucedida é contar com a ajuda dos seus atuais consumidores. As pessoas que estão satisfeitas com seus produtos ou serviços e com o atendimento são uma fonte de oportunidades.

Peça que os clientes satisfeitos indiquem pessoas com perfis semelhantes e que, possivelmente, terão interesse na empresa. Ao receber os contatos, a abordagem ficará próxima e pessoal.

Além de tudo, a satisfação e a fidelização transformam tais indivíduos em verdadeiros promotores da marca. Com isso, a conversão será mais simples.

4. Faça uma qualificação dos contatos

Tão importante quanto fazer a prospecção de clientes é saber como administrar esses novos contatos. Ao falar com dezenas de pessoas, algumas não estarão interessadas, mas outras poderão ter interesse de aquisição em um futuro próximo. Enquanto isso, há aquelas que já estão prontas para receber uma proposta.

Sem conhecer, exatamente, o posicionamento na jornada de compra, há chances de desperdiçar boas oportunidades. Para que isso não aconteça, realize uma qualificação dos contatos feitos.

Pontue de acordo com critérios em relação à aquisição e identifique quem está preparado para ser levado ao final do funil de vendas. Assim, há uma otimização de esforços e um grande auxílio para a empresa.

Ao aplicar essas técnicas, a prospecção de clientes será muito vantajosa e efetiva para o empreendimento. Como consequência, o negócio receberá uma importante ajuda para o seu desenvolvimento!

Aproveite o espaço nos comentários e conte quais são as suas técnicas e desafios para obter esses efeitos. Participe!

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