Quais são as estratégias de marketing digital mais utilizadas?

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Quem tem um negócio sabe como é importante trabalhar a presença digital da sua marca a fim de se destacar no mundo online, captar novos clientes, fidelizar os já existentes e tornar-se referência no seu segmento.

Para alcançar os resultados desejados dentro do marketing digital, é importante estar a par das estratégias de marketing digital mais utilizadas e que, ao serem implementadas da maneira correta, podem fazer o seu negócio decolar rumo ao sucesso.

Diferentemente do marketing tradicional, que trabalha de forma hierárquica e faz com que as empresas venham de encontro até o consumidor, as estratégias de marketing digital atuais trabalham com o objetivo de criar um relacionamento horizontal entre marca e consumidor. Dessa forma, as empresas e o seu público-alvo podem comunicar-se de maneira mais acessível, próxima, amigável e de igual para igual.

Para ficar por dentro das estratégias de marketing digital mais utilizadas pelas empresas a fim de alcançar o sucesso no mercado digital, continue a leitura.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta da comunicação que possui diversas abordagens e estratégias, onde as empresas se utilizam de meios digitais, como sites, blogs, redes sociais e outras plataformas, para disseminar conteúdo informativo e de qualidade para seus consumidores, aperfeiçoar o relacionamento com os seus clientes e conquistar possíveis novos públicos.

Nos dias atuais, existem diversos processos de influência que acompanham a decisão de compra de um usuário, sejam influências sociais, culturais, econômicas, etc. O posicionamento de uma empresa perante suas missões, ideologia, comprometimento e modo de trabalho são importantes para ajudar o usuário a chegar em uma decisão.

Através das estratégias do marketing digital é possível disseminar conteúdos ricos e informar o seu público sobre o seu segmento empresarial, modus operandi, crenças, diferenciais e muito mais.

Ao informar e educar seus usuários dentro de uma plataforma, seja um site, blog ou redes sociais, é possível transpor os seus ideais como empresa e desenvolver um relacionamento com os usuários que vai além de vender um produto, como acontece no marketing tradicional. No marketing digital busca-se criar um relacionamento entre empresa e usuário, além de promover produtos e serviços.

Como a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada, as estratégias de marketing digital vieram justamente para auxiliar as empresas nessa disputa de como gerenciar da melhor maneira esse relacionamento com os clientes.

Proporcionando ao usuário experiências personalizadas, atendimentos especiais e apresentando diferenciais para que a empresa se destaque ainda mais no mercado.

Quais são as estratégias de marketing digital mais utilizadas atualmente?

Dentro do marketing digital existem diversas maneiras de abordar um usuário e, para isso, conta-se com a ajuda das estratégias de marketing digital. Independente do tamanho do seu negócio ou do seu segmento, é preciso levar em consideração que o mundo virtual abrange um território vasto e que atinge muitas pessoas.

Se você planeja expandir os seus negócios e trazer mais credibilidade para a sua empresa, vale a pena investir em estratégias de marketing digital.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas pelas empresas atualmente e que mais traz resultados. Ela consiste de 4 etapas principais, que são: atrair, converter, fechar e encantar.

São criados perfis de clientes ideais, as buyer personas, bastante detalhados, que serão alimentados com conteúdos informativos, educativos e materiais ricos sobre o segmento da área.

A finalidade é descobrir quais são os problemas que essas buyer personas enfrentam e como o produto ou serviço que a sua empresa disponibiliza pode auxiliar com isso. Conquistando esses usuários com essa distribuição de informações e materiais, eles são convertidos em leads e precisam ser fidelizados.

No inbound marketing, o relacionamento entre empresa e cliente é levado muito a sério e o atendimento pós-venda também. Conteúdos personalizados através de e-mail marketing e outros materiais são essenciais para manter o contato e permanecer na mente do consumidor.

Através de CTAs, landing pages e outras formas de coleta de dados é possível avaliar em que estágio de venda o usuário está e, com isso, mover-se para o fechamento da venda ou contato personalizado para entender o que o cliente precisa para tomar a sua decisão final.

O inbound marketing é uma estratégia do marketing digital que acompanha toda a jornada de compra do seu cliente e cuida também do processo pós-compra, fidelizando os leads. Para quem busca aumentar o faturamento da empresa e expandir os seus negócios, é uma estratégia certeira quando executada da maneira correta.

estratégias de marketing digital

Otimização de sites

O trabalho de SEO, conhecido também como otimização para mecanismos de busca (Google, Yahoo! e Bing), é uma das estratégias de marketing digital em longo prazo que trazem grandes resultados para as empresas que investem.

Um site otimizado, com boa navegação, conteúdo de fácil acesso, visual limpo e que foca em um bom trabalho de palavras-chave pensando no seu usuário, consegue bons resultados orgânicos nos mecanismos de busca como Google, Yahoo! e Bing.

Alcançar um bom lugar no ranking de resultados das pesquisas é tornar a sua marca relevante e se destacar entre os concorrentes do seu segmento. Para que essa estratégia de marketing digital funcione é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados.

Os códigos do seu site precisam ser otimizados e a lista de palavras-chave selecionadas para as buyer personas deve ser levada em consideração na hora de produzir conteúdos, nos títulos dos textos, nas descrições das imagens, e optar por URLs amigáveis e descomplicadas sempre facilita o processo.

Os resultados levam em média uns seis meses para começarem a aparecer, mas é uma estratégia de marketing digital para se investir e levar em consideração, principalmente porque não é preciso investir constantemente como em anúncios pagos, por exemplo, e os resultados, quando alcançados, podem ajudar a sua empresa a se tornar uma referência no seu segmento.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos, também conhecidos como AdWords ou qualquer outro anúncio da modalidade PPC (pagos por cliques), são geralmente direcionados para a plataforma do Google e seus parceiros, por exemplo. Esses anúncios, diferentemente das estratégias de marketing digital de SEO, geram resultados mais imediatos para as empresas.

Não existe custo mínimo para pagar por clique, e o mais interessante é que essas campanhas só são cobradas quando o usuário clica no seu anúncio e é direcionado para o seu site. Quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, nas páginas aparecem primeiro os resultados pagos seguidos dos resultados orgânicos (SEO).

Ou seja, com uma campanha de links patrocinados é mais certeiro que o seu site apareça quando o usuário buscar pelas palavras-chave que você utilizar para o seu anúncio. Essa estratégia de marketing digital é ótima para impulsionar campanhas específicas e atingir públicos distintos.

Distribuição de conteúdo rico

Disponibilizar material e conteúdo rico para os seus usuários é a melhor maneira de expandir os seus negócios e tornar-se referência no seu segmento. Conteúdo de qualidade é o que traz credibilidade para os negócios.

Ao informar e educar o seu público-alvo através de plataforma própria, como um blog corporativo, você facilita o processo de conquista de clientes ao apresentar soluções para os problemas que os seus usuários enfrentam trazendo seus produtos ou serviços através de conteúdos de qualidade e educativos. Além de ser uma grande aliada da estratégia de marketing digital do inbound marketing, a distribuição de conteúdo rico é essencial para se destacar no mundo digital.

Aliar todas essas estratégias de marketing digital com o trabalho de profissionais especializados é a melhor maneira de garantir a presença digital da sua empresa no mundo virtual e impulsionar os seus negócios.

Nós da Goomark somos a maior agência de marketing digital para PME’s do Brasil. Somos especialistas em estratégias de marketing digital e temos nossas próprias metodologias, que garantem resultados de sucesso para os nossos clientes.

Conheça nossos métodos no site, fique por dentro e converse com um especialista. Separamos alguns outros materiais que podem tirar mais dúvidas sobre o assunto, aproveite:

 

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