Qual é o perfil de uma equipe de vendas de sucesso?

Compartilhar

O país vem enfrentando um intenso período de recessão, que está tornando ainda mais difícil a conquista de novos clientes e o aumento das vendas. No entanto, mesmo com as mudanças nos hábitos dos consumidores devido à crise, há algumas estratégias utilizadas por bons vendedores que conseguem manter o fluxo comercial das empresas.

Se você ficou interessado em conhecer quais são essas estratégias, não deixe de conferir a seguir as características essenciais para formar o perfil de uma equipe de vendas de sucesso!

Agilidade

A correria do dia a dia exige que o perfil de uma equipe de vendas que almeja o sucesso seja baseado na agilidade. Isso não quer dizer que o vendedor tenha que atropelar os processos somente para concluir a venda com mais rapidez. Na verdade, essa atitude pode acabar fazendo os clientes desistirem da compra. A agilidade que estamos falando tem a ver com a captação rápida do que o cliente quer e precisa, tornando a relação mais dinâmica e assertiva.

Dominância

A dominância também é outra característica que precisa fazer parte do perfil de uma equipe de vendas de qualidade. Quando o profissional confia em seu próprio instinto e também sabe explorar o melhor que o produto ou serviço tem para oferecer ao cliente, ele consegue ter o domínio da interação com o consumidor, ampliando as chances de alcançar as metas da companhia.

perfil de uma equipe de vendas

Alegria

Sabemos que um ambiente repleto de pessoas felizes se torna muito mais prazeroso, e na área de vendas não é diferente. É importante que os vendedores sejam extrovertidos e passem ao cliente a sensação de alegria e bem-estar.

A junção desses sentimentos no trato com o consumidor tornará a tarefa de convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço muito mais agradável. Além disso, a alegria é uma das características do perfil de uma equipe de vendas de sucesso porque acaba contribuindo, também, para a retenção de clientes.

Energia

Sabemos que a rotina da área comercial é bastante agitada, mas a correria não pode ser um pretexto para que a equipe se apresente aos clientes com um cansaço estampado no rosto. A vitalidade para exercer a função é fundamental, pois acaba contagiando os consumidores e fazendo com que eles tenham maior interesse em conhecer os itens que esses vendedores têm para mostrar.

Persuasão também é uma das características do perfil de uma equipe de vendas de sucesso

Por fim, vamos apresentar um ponto que não pode faltar nas equipes de vendas, que é o poder da persuasão. Convencer o cliente que você tem uma solução para ele não é uma tarefa simples, é preciso desenvolver a retórica e ter domínio de todas as especificidades do produto ou serviço.

Mas, o perfil de uma equipe de vendas de sucesso deve focar o ato de persuadir com a verdade, sem utilizar qualquer argumento ou informação falsa para convencer o cliente. Alterar qualquer dado durante a venda é uma atitude desonesta e que certamente trará problemas no futuro para o vendedor e para a empresa.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os segredos do perfil de uma equipe de vendas de sucesso? Então, aproveite e veja também em nosso blog o artigo que ensina 4 maneiras de fechar mais negócios em época de crise.

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias