Qual a importância de ter uma carteira de clientes fidelizada?

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Mostrar à sua carteira de clientes quanto cada um deles é valorizado e importante para a empresa é o que chamamos de promover uma estratégia de fidelização. Independentemente do setor ou do tamanho de uma empresa, fidelizar os clientes significa garantir que o negócio se mantenha ativo e em crescimento, com amplas possibilidades de obter mais lucro.

Muitos empreendedores não conhecem bem a importância de fidelizar os clientes. E por essa razão, elaboramos o artigo de hoje. Certamente após a leitura será mais fácil que você entenda os grandes benefícios de fidelizar a clientela e partir para a ação. Confira!

Somente vender não basta

Antigamente as estratégias de comércio tinham como objetivo principal as vendas, a todo custo. Não se pensava em atender bem às necessidades e fornecer produtos ou serviços de qualidade e mais adequados para o público-alvo.

Por um tempo isso acarretava em um alto índice nas vendas, mas também poderia trazer baixo nível de satisfação da clientela.

Hoje em dia, os clientes estão mais exigentes. Para se manter no mercado é fundamental que a empresa busque conhecer melhor o público-alvo e os seus desejos — para, sempre que possível, superar as expectativas da carteira de clientes. É o passo principal para alcançar a fidelização.

Clientes fidelizados são defensores da marca

Trabalhar para ter uma carteira de clientes fidelizada é também conquistar defensores da sua marca. Essa postura não é simplesmente sobre ter clientes que retornem à empresa para uma nova compra ou contratação dos serviços. Os clientes fiéis promovem a marca, indicando-a para os familiares e amigos.

carteira de clientes

Em tempos de alargamento das redes sociais, essa indicação é imediata e espontânea, devido às facilidades de comunicação entre empresa e usuários. Por isso, é fundamental favorecer esse engajamento, ouvir o cliente, dar retorno a todos os contatos recebidos. E ainda criar estratégias para que esses usuários sejam incentivados a propagar os benefícios e os valores da marca.

Assim, os clientes passarão a se sentir mais apreciados, respeitados. Quase que como uma parte da empresa, melhorando a percepção que têm dela.

Fidelizar a carteira de clientes é estar à frente da concorrência

O mercado é acirrado. Os gestores das empresas não deixam passar os pontos mais fracos da concorrência e constantemente se dedicam a aprimorar seus produtos e serviços, com o intuito de preencher aquelas lacunas. Garantir uma alta fidelização é um passo fundamental para estar bem posicionado no mercado.

Deve-se lembrar que para fidelizar é necessário ultrapassar os níveis mais básicos de satisfação da carteira de clientes. É preciso encantar quem compra com você, para que as pessoas vejam que a sua marca se destaca das demais.

Estratégias bem elaboradas são essenciais para que esse vínculo afetivo entre empresa e cliente seja criado e depois conservado. Só assim sua empresa terá a certeza de que eles não preferirão a concorrência.

Ações para captar novos clientes são muito importantes. Mas investir em fidelização pode ser ainda mais vantajoso! O bom relacionamento é a chave para o sucesso.

Agora que você entendeu que uma carteira de clientes fiéis é o que pode sustentar e aumentar o crescimento e o lucro da sua empresa, é hora de agir. Com boas soluções, o retorno a médio prazo será mais consistente.

E então? O que achou deste conteúdo? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!

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