Sua loja não vende? Saiba por que isso acontece

Compartilhar

Os números de vendas estão entre os resultados mais importantes para uma loja. É a partir desses dados que é possível conhecer o faturamento, lucratividade e rentabilidade. Além disso, também é graças a esses resultados que a gestão começa a se preparar para o futuro, de modo a manter a continuidade.

Se a sua loja não vende, não vai gerar receitas e, principalmente, perderá clientes para os concorrentes. Caso a situação se prolongue, o resultado pode ser o fechamento do negócio ou, no mínimo, um grave comprometimento das finanças.

Para que isso não aconteça, veja a seguir os principais motivos para a falta de vendas!

A oferta inadequada de produtos falha em atrair clientes

Os consumidores buscam produtos com valor agregado e que solucionem seus problemas ou necessidades. Como é isso que motiva a aquisição, é fundamental oferecer as melhores possibilidades para quem compra.

Mas se o estabelecimento falha em ofertar os produtos certos, o resultado é que a pessoa de interesse se sente menos interessada. Alguém que procura materiais de construção, por exemplo, está em busca de um mix ligado a esse ramo e não a questões de comida saudável.

Quando o mix de produtos é incorreto, o resultado é que as vendas não acontecem porque são feitas ofertas menos assertivas.

Os problemas de estoque levam à dificuldade em gerar vendas

Quando um cliente entra em seu negócio e deseja adquirir um item, ele espera poder encontrá-lo naquele momento. Ele já tomou a decisão de comprar e, agora, está aguardando pela hora em que poderá utilizar o item.

Os problemas de estoque, porém, comprometem essa dinâmica. Sem o controle adequado, o desabastecimento é comum. Com isso, o cliente não pode ter aquilo que deseja devido à indisponibilidade. Se isso ocorre com certa frequência, eventualmente as pessoas perdem o interesse e deixam de comprar.

loja não vende

O atendimento com pouca qualidade explica por que a sua loja não vende

A forma como o cliente é tratado também faz diferença no fato de ele decidir adquirir ou não um item. Se ele é bem atendido e sente que tem as suas necessidades ouvidas, isso contribui para deixá-lo mais propenso a fechar negócio.

Por outro lado, um atendimento deficiente e que não se preocupa em ajudar quem compra causa prejuízos a todo esse processo. Uma equipe despreparada ou que age de maneira incorreta pode ser o motivo principal que justifica por que a sua loja não vende.

A competitividade baixa impede o fechamento de negócios

Ser competitivo significa se destacar dos demais concorrentes, atrair a atenção do cliente e, eventualmente, convencê-lo a comprar.

Essa tarefa é feita de muitos modos: pelo fortalecimento da marca, pela oferta de preços mais em conta e por uma qualidade de produto mais destacável.

Se a loja falha em oferecer esses elementos, as pessoas têm menos motivos para adquirir dela. Com isso, as vendas são comprometidas e deixam de acontecer.

A falta de estratégias de marketing compromete os resultados

Mesmo tendo bons produtos, preços adequados e um atendimento de qualidade, pode ser que as vendas estejam em baixa. Se a sua loja não vende mesmo diante de tudo isso, pode se tratar da falta de estratégias de marketing.

É por meio de ações do tipo que é possível aumentar o alcance da marca, melhorar o posicionamento de mercado e atrair mais pessoas. Com isso, há formas de conquistar mais clientes.

Ao reconhecer os motivos por que a loja não vende, é possível agir de modo a conquistar resultados melhores. Assim, o negócio fica mais protegido e a gestão, mais satisfatória.

A sua empresa está encarando algum desses problemas? Conte nos comentários!

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Categorias