Ter um blog corporativo é necessário? 3 motivos para pensar sobre o assunto

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O blog, às vezes, é uma ferramenta de marketing digital incompreendida por muitas empresas. Diversas áreas do mundo dos negócios utilizam o blog corporativo como uma ferramenta apenas para espalhar notícias rotineiras sobre a empresa, divulgar alguns releases de imprensa e suas campanhas de marketing.

No entanto, esquecem que o blog corporativo é uma ferramenta muito importante para a disseminação de conteúdo rico e de qualidade, que auxilia na segmentação de público e mercado e pode gerar novos clientes para o negócio, e acabam subestimando a excelência de serviço que essa ferramenta pode proporcionar quando bem utilizada.

Se a sua empresa ainda não possui um blog corporativo, continue a leitura para ficar por dentro de alguns dos benefícios que essa ferramenta pode proporcionar ao seu negócio.

Minha empresa precisa ter um blog corporativo?

A sua empresa não precisa ter um blog corporativo. Existem diversas plataformas digitais onde você pode expor a sua empresa. Porém, um blog corporativo dentro da sua própria plataforma é uma maneira mais assertiva de disseminar conteúdo rico e próprio sem limitações impostas por outras redes sociais.

Fato esse que proporciona mais liberdade para explorar a quantidade de conteúdo que se quer divulgar, como fazer isso, quem você quer atingir, como posicionar a sua empresa em ferramentas de busca e diversos outros benefícios que podem alavancar o seu negócio dentro do marketing digital.

Se você busca trabalhar com uma estratégia de marketing mais assertiva e quer explorar ao máximo a comunicação com os seus consumidores, descobrir novos potenciais clientes e como conversar com eles da maneira correta, investir em um blog corporativo é a melhor maneira de fazer isso.

Se aproximar dos usuários e tornar-se referência

Através de um blog corporativo, a sua empresa pode disponibilizar aos seus potenciais consumidores conteúdos ricos e interessantes ao seu público, além de fornecer materiais educativos através de preenchimento de cadastro, onde ocorre a captura de dados que servem para a segmentação de público.

Tornar-se uma referência no assunto relacionado ao produto ou serviço que a sua empresa oferece é uma maneira de se destacar no mercado. Esclarecer as dúvidas e oferecer uma solução aos problemas enfrentados pelos possíveis consumidores, tanto através de conteúdos bem fundamentados quanto com a distribuição de materiais educativos como forma de informação, é uma maneira de fidelizar clientes e se aproximar ainda mais do seu potencial consumidor.

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Segmentação e fidelização de clientes

Através da disseminação de conteúdo do blog corporativo é possível fazer uma segmentação de público-alvo muito assertiva. Com o uso de cadastros para receber newsletters ou baixar conteúdos educativos, a sua empresa consegue classificar os usuários cadastrados em grupos com interesses específicos e, assim, pode personalizar ainda mais o atendimento desses indivíduos.

Com o envio de e-mails personalizados e conteúdos focados nos interesses reais dos usuários, as chances de concluir uma venda e fidelizar esses clientes são muito maiores. Ainda, através da segmentação, é possível acompanhar de forma certeira em qual estágio de venda esses usuários estão e como você deve agir para incentivar a compra.

Visibilidade nos mecanismos de busca

Quando a sua empresa possui um blog corporativo que é alimentado com conteúdos ricos e investe em técnicas de SEO dentro da sua plataforma, fica muito mais fácil alcançar um bom resultado no ranking dos mecanismos de busca orgânica como Google, Bing e Yahoo!.

Ou seja, quando algum usuário buscar por palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e trabalhadas dentro da sua plataforma de maneira efetiva, as chances do seu site e blog corporativo aparecerem no topo dos resultados de busca é muito maior, o que traz mais visibilidade para os seus negócios. Um negócio com mais visibilidade, por sua vez, significa um negócio com mais clientes em potencial.

Através dos anúncios de AdWords, a sua empresa ainda pode apostar em campanhas específicas a fim de atingir consumidores segmentados para produtos ou serviços específicos por períodos de tempos determinados. O AdWords é uma ferramenta que disponibiliza a visibilidade do seu blog corporativo no topo das pesquisas como anúncio nas plataformas do Google e em displays de seus parceiros ou vídeos no Youtube, por exemplo.

O papel de um blog corporativo é, principalmente, permitir para a empresa a oportunidade de interagir com seus consumidores sem a limitação proposta por outras plataformas, como ocorre com algumas redes sociais.

É um espaço onde existe a possibilidade de disponibilizar ao seu público diversos tipos de conteúdo para atingir os mais diversificados tipos de potenciais consumidores. Com a ajuda de ferramentas como o Google Analytics é possível verificar em tempo real as interações e de onde elas vêm, proporcionando à empresa o descobrimento de novos possíveis cenários de atuação de mercado.

Quando utilizado como uma verdadeira ferramenta de marketing digital, o blog corporativo é um grande aliado no desenvolvimento e expansão do negócio, além de ser um imenso canal de comunicação da empresa para com o seu consumidor.

Nós, da Goomark, trabalhamos com técnicas e metodologias próprias de inbound marketing, SEO e AdWords para mais de 500 PMEs no Brasil. Desenvolvemos sites e blogs otimizados, a fim de gerar mais conversões e interações dos usuários com a sua empresa.

E no nosso blog você encontra mais conteúdos que podem lhe ajudar a entender porque um blog corporativo pode melhorar o desenvolvimento da sua empresa no mundo digital.

 

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