O marketing é muito importante para o crescimento de qualquer empresa. Mas ele não é uma disciplina estática. Ou seja, de tempos em tempos as estratégias são atualizadas e essas mudanças devem acontecer na sua empresa também. Isso tudo para evitar que você cometa erros de divulgação com a sua empresa. Mas não precisa se preocupar, estamos aqui para ajudar a investir seus esforços de forma inteligente.
E para começar, preparamos uma seleção com as 4 estratégias de marketing que não funcionam mais. Continue lendo e veja como se atualizar.
1. Basta estar presente e postar nas redes sociais
Quando as marcas entenderam o potencial de marketing das redes sociais, um frenesi começou. A estratégia era se fazer presente em todas elas. Mas o que o tempo mostrou foi que apenas estar presente e conquistar uma grande base de fãs era suficiente. Na realidade, essa é uma das estratégias de marketing que não funcionam mais. De nada adianta falar para multidões se ninguém responde.
Pelo contrário, o que realmente importa é se elas estão engajadas, mesmo que sejam poucas. Acima de tudo, é importante estabelecer um relacionamento e diálogo aberto com essas pessoas.
2. Focar no Google e esquecer a audiência
Existem diversas estratégias aplicadas à produção de conteúdo que têm como objetivo o posicionamento da marca no ranking do Google. A elas damos o nome de SEO (search engine optimization). Elas são extremamente válidas no dia de hoje. Entretanto, podem ser mal interpretadas e usadas da forma errada.
Quando usadas com o único objetivo de agradar o google, essa estratégia não tem continuidade. Ela pode até atrair algumas pessoas, mas não atingirá a audiência necessária. Para conquistar as pessoas que interessam à sua marca é preciso pensar primeiro no conteúdo que os agrada e só então aplicar o SEO.
3. Comprar bancos de e-mails e usar à revelia são estratégias de marketing que não funcionam mais
Comprar bancos de e-mails era muito comum quando os e-mail marketing eram uma das únicas estratégias aplicadas pelas marcas. A verdade é que esses endereços eletrônicos eram conseguidos de maneiras duvidosas e, quando usados, tinham taxas de conversão muito próximas a zero. Essa prática foi uma das responsáveis pela demonização do e-mail marketing.
Uma boa base de e-mails é construída com o tempo, quando os usuários se inscrevem voluntariamente. O simples fato de eles se interessarem pelo conteúdo já faz o e-mail marketing muito mais eficiente. Se o seu conteúdo for trabalhado de acordo com as necessidades dessas pessoas, melhor ainda.
4. Usar palavras-chave e hashtags sem critério
Os robôs do google não leem apenas o volume de uso das palavras chave. Atualmente a análise de relevância é baseada em outros fatores, aqueles ligados ao contexto, intenção e conhecimento do leitor. Por isso, usar palavras chave em excesso está entre as estratégias de marketing que não funcionam mais.
As hashtags, apesar de aumentarem as chances de a marca ser encontrada no instagram e no twitter, poluem o conteúdo. Além disso, trazem aqueles que não exatamente irão se interessar por seu conteúdo. E aqui vale a regra geral das redes sociais: é melhor engajar menos pessoas, mas criar um relacionamento do que falar sozinho para multidões.
Você deve ter percebido que as estratégias de marketing que não funcionam mais giram em torno do modo de uso de cada uma delas. Ou seja, redes sociais, SEO, e-mail marketing e palavras-chave ainda são válidos. Entretanto, o que muda são as relações que devemos estabelecer com cada um dos clientes em potencial.
Leu até aqui e identificou necessidades de mudança na sua estratégia de marketing? Comente aqui abaixo quais são seus planos a partir de agora!