Nos últimos anos, a sociedade passou por uma série de mudanças, que transformaram hábitos e comportamentos. Boa parte dessas alterações foram impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Com isso, a forma como os consumidores se relacionam com as empresas, desde a prospecção até o pós-venda, também mudou.
Hoje, as equipes da área comercial precisam estar atentas para as estratégias focadas em aumentar as vendas que não funcionam mais com o público do século XXI. Isso porque, seguir com os mesmos planos e metas do passado só fará a empresa perder tempo, dinheiro e clientes.
Para que sua companhia tire de vez dos planos as estratégias para aumentar as vendas que não funcionam mais, fizemos uma breve lista com as 4 ações de vendas que você deve banir hoje mesmo do seu negócio. Confira!
1. Vender tudo para todos
Há algum tempo, era comum os gestores da área comercial buscarem atingir o maior número possível de clientes. Essa era uma das mais importantes estratégias para aumentar as vendas. No entanto, hoje, a quantidade de leads não é tão significativa quanto a qualidade desses contatos.
Antes de querer vender tudo para todos, é preciso traçar um perfil do público-alvo e, depois, criar abordagens e gatilhos para que essas pessoas se tornem leads com potencial de compra. Tentar convencer um cliente que não tem nada a ver com o perfil do seu produto ou serviço é uma estratégia para aumentar as vendas que não funciona mais.
2. Cortar custos da operação para oferecer vantagens ao cliente
A redução de custos é realmente um ponto importante para todas as empresas, ainda mais em períodos de recessão econômica. Mas, algumas companhias optam por cortar investimentos essenciais com o intuito de oferecer preços menores aos clientes ou promoções, acreditando ser uma boa estratégia para aumentar as vendas.
Deixar de investir na formação da equipe de vendas ou mesmo nas ações de marketing para impulsionar essas vantagens focadas nos clientes já não é uma estratégia que funciona nos dias de hoje. Isso porque os consumidores atuais esperam ter um atendimento de excelência, além disso, eles são estimulados por ações de divulgação que tragam soluções para os seus problemas.
O preço e a promoção apenas compõem esse cenário e, muitas vezes, esses pontos nem são mais os protagonistas para a decisão do cliente.
3. Projetar aumentar as vendas sem analisar as métricas
Na busca incessante para ampliar as vendas, muitas corporações deixam de lado a importante análise dos resultados. Com isso, fica praticamente impossível saber o que deu certo nas ações e o que precisa ser melhorado.
Optar por não mensurar as métricas e focar apenas em aumentar as vendas é uma estratégia perigosa nos dias de hoje, pois a companhia corre o risco de continuar cometendo erros que não agradam em nada os clientes, afastando-os cada vez mais do negócio.
4. Não valorizar o que acontece no mercado
Por fim, outra estratégia para aumentar as vendas que já não funciona mais tem a ver com a ideia de que não é preciso analisar o que a concorrência e o mercado estão oferecendo aos consumidores. Acreditar que a sua companhia não precisa desses dados é algo muito prejudicial, pois a empresa deixa de prever tendências de consumo e novas oportunidades, tornando o processo de vendas cada vez mais distante da realidade dos clientes.
Você conferiu no artigo de hoje 4 estratégias para aumentar as vendas que não funcionam mais e que a sua companhia deve afastar o quanto antes. Se você quer dicas de como ampliar as conversões em sua empresa, confira também em nosso blog o post que mostra como aumentar as vendas com inbound marketing.