Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, as empresas tiveram que repensar as suas estratégias de divulgação para atender o novo perfil de consumidores. A mudança mais impactante é, sem dúvida, a migração do mundo offline para o online. Hoje, é fundamental que as companhias estejam presentes nas redes sociais, tenham um site responsivo e disponibilizem seus produtos, serviços e dados de contato nos principais buscadores.
Aliás, fazer a empresa aparecer no Google vem sendo um dos principais objetivos dos empreendedores atualmente, independentemente do porte ou segmento da companhia, pois esse é o buscador preferido dos consumidores. Dados divulgados pela Serasa Experian apontam essa preferência. De acordo com a pesquisa, 94,3% dos brasileiros utilizaram o Google Brasil para fazer suas buscas na internet durante o mês de dezembro de 2015.
A seguir, listamos 4 formas de fazer a sua empresa aparecer no Google, uma ajuda importante para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Confira!
1. Foque na experiência do usuário
Assim como acontece no mundo offline, é essencial que, ao projetar um site, o empresário pense, primeiramente, como ele poderá tornar a experiência do cliente positiva. É essencial que a página seja responsiva para smartphones e tablets e que tenha uma navegabilidade intuitiva.
Investir nesses recursos é importante para que o site se destaque no segmento e, quando o cliente pesquisar sobre algo relacionado a sua área de atuação, as chances da sua empresa aparecer no Google são maiores.
2. Utilize as técnicas de SEO
Ao desenvolver o site, é importante optar por uma boa programação, que leve em consideração as práticas de SEO (Search Engine Optimization). Contratar uma agência especializada para projetar as páginas utilizando as estratégias de SEO, é bastante recomendável, pois um bom trabalho nesse setor garante um melhor posicionamento orgânico da marca no Google.
O SEO leva em consideração vários pontos que, juntos, alcançam excelentes resultados a médio e longo prazo. São eles:
- Uso correto de palavras-chave;
- Escolha adequada dos títulos;
- Nomes das imagens/vídeos;
- Descrições das páginas.
3. Ofereça conteúdo de qualidade
Outra forma de fazer a sua empresa aparecer no Google é oferecendo às pessoas conteúdos relevantes e de qualidade. Os temas podem se basear, primeiro, em dúvidas recorrentes dos seus clientes sobre o seu produto ou serviço. Além dos artigos, vale destinar um espaço para dicas, tutoriais, e-books e infográficos sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.
Para aparecer no Google, uma dica importante é agregar ao site um blog. Além disso, todos os conteúdos devem ser produzidos de acordo com as práticas de SEO que mencionamos acima.
4. Invista em links patrocinados para sua empresa aparecer no Google
Como vimos, o Google investe constantemente na ampliação do seu portfólio de serviços. O Google Adwords, por exemplo, é uma maneira muito prática e viável de fazer a sua empresa ter um bom posicionamento nas buscas dos clientes. Para isso, é necessário criar campanhas na ferramenta, selecionar um grupo de palavras-chaves que são importantes para o seu negócio, criar os anúncios e destinar um valor a ser investido.
Sempre que o cliente fizer uma pesquisa relacionada a alguma palavra-chave da sua campanha, o Google fará um leilão para definir o posicionamento dos anúncios semelhantes. A empresa só paga caso o cliente clique em seu anúncio. Essa é uma maneira mais rápida de aparecer no Google e os resultados são bastante significativos a curto prazo.
Apresentamos para você 4 formas de fazer a sua companhia aparecer no Google e ampliar os seus negócios. Para continuar por dentro dos assuntos de marketing digital, leia em nosso blog o post que mostra por que você precisa das redes sociais e do Google para aumentar as suas vendas.