Imagine uma ferramenta acessível e totalmente gratuita que te ajuda a monitorar como anda o tráfego de leads e clientes no seu site, blog ou página em rede social, coletando informações importantes que vão te ajudar a identificar os hábitos de consumo dos seus compradores. Pois é exatamente isso que o Google Analytics faz. Para que você consiga entender todo o funcionamento desse serviço e transformar dados de visitas em matéria-prima para o aumento de vendas, preparamos um artigo especial destrinchando cada recurso do Analytics. Confira logo abaixo!
Número de visitas
O mais simples recurso do Google Analytics é, também, um dos mais importantes: ele consegue monitorar o número de visualizações que sua página recebeu em um dia, semana, mês ou ano. Além de lhe informar o número bruto de visitas, o software também é capaz de detectar o número correto dos chamados acessos únicos. Ou seja, o Google Analytics é capaz de diferenciar quantas vezes sua página foi vista (o que pode ser inflado quando uma única pessoa entra várias vezes na sua página) e quantas pessoas diferentes viram a sua página.
Origem das visitas
O Google Analytics permite que você visualize em qual cidade ou país estão localizados os seus visitantes. Esse recurso pode ser importante para sua empresa ter uma ideia se tem alcance apenas regional, nacional ou mesmo global.
No entanto, mais que a questão geográfica, a ferramenta do Google também compila informações sobre como cada lead chegou até o seu site: se através de links em redes sociais, propagandas e banners, newsletter ou mesmo por um e-mail. Isso é extremamente importante para que sua empresa possa avaliar quais são as peças de marketing digital estão sendo mais efetivas e quais necessitam ser aprimoradas.
Taxa de engajamento X rejeição
Mais que atrair leads, é importante avaliar se eles estão, de fato, se tornando clientes ou mesmo leads qualificados. Com o Google Analytics, é possível descobrir se cada visitante fica durante um bom tempo no seu site, ou seja, mostra que o cliente gostou do que viu e gastou tempo percorrendo o conteúdo que você disponibilizou. Caso o tempo médio seja baixo, significa que sua taxa de rejeição é alta e, portanto, seu endereço não é tão atrativo quanto deveria e não está conseguindo prender atenção de possíveis clientes. Da mesma forma, é possível identificar em quais páginas e produtos os visitantes dedicam mais tempo e atenção.
Análise de comportamento
Saber o número e origem das visitas e avaliar o tempo de permanência no seu site são ferramentas básicas de grande utilidade. Mas o Google Analytics também permite fazer análises ainda mais refinadas. É possível definir filtros para analisar o comportamento daqueles que estão entrando no site pela primeira vez e também daqueles que são clientes fiéis, o que permite ao gestor descobrir os hábitos de consumo dos seus clientes. Esse recurso, conhecido como segmentação avançada, ainda permite que você visualize quais as faixas de valores de produtos que têm mais saída ou quais não estão atraindo tanta atenção.
Outro ponto importante é que o Google Analytics também avalia comportamentos bem específicos, como se um vídeo disponibilizado no seu site foi assistido, se o botão “comprar” está sendo clicado com frequência e até se o visitante fez algum download no seu site.
O Google Analytics é uma verdadeira mão na roda para quem trabalha com negócios e marketing online. Convém lembrar que ele pode ser facilmente acessado e gerido por qualquer empreendedor e oferece recursos interessantes para que não é expert no assunto, como o botão de Metas: com ele, você será avisado sempre que o número de visitas atingir determinado número ou sua taxa de rejeição crescer de forma preocupante. Ou seja, a ferramenta, quando bem utilizada, trabalha para o aumento das suas vendas 24 horas por dia!
Você utiliza o Google Analytics para te ajudar a vender mais? Compartilhe conosco suas dúvidas sobre esse recurso!