A crise assombra as empresas, principalmente as PMEs. O medo de não continuar no mercado e de se ver em apuros, entretanto, não pode paralisar o empreendimento. É necessário agir de modo a fechar mais negócios.
Apesar de o momento ser difícil, os consumidores ainda existem. Eles apenas se tornam mais seletivos e precisam de um bom motivo para fazer compras.
Sabendo disso e utilizando as ações corretas, é possível contornar o problema. Quer descobrir como? Então continue lendo e veja 4 maneiras de chegar a este resultado melhorado.
1. Agregue valor ao produto para fechar mais negócios
Quando a baixa de vendas acontece, uma das primeiras ações que muitos empreendimentos tomam é diminuir os preços para torná-los mais atrativos. Embora pareça o caminho óbvio a ser seguido, essa é uma decisão bastante arriscada.
Ao mexer nesse valor, você compromete a lucratividade e, também, a percepção da marca.
No futuro, poderá ser difícil retornar ao preço original ou manter o volume de conversões.
Por isso, o ideal é buscar agregar mais valor aos itens que são oferecidos. Aumente, por exemplo, a qualidade dos elementos ou busque uma diferenciação dos concorrentes.
Assim, o produto vai valer mais, conquistando os consumidores que desejam fazer compras inteligentes neste momento.
2. Capacite a equipe para um melhor atendimento
Durante a crise, as oportunidades ainda existem, mas elas ficam mais difíceis. As pessoas, no geral, não querem se arriscar a fazer uma compra e passar por dificuldades financeiras mais tarde.
Um bom atendimento, por sua vez, pode resolver essa questão. Com profissionais treinados e altamente capacitados, é mais fácil demonstrar para os clientes que eles farão a escolha certa.
Por isso, procure capacitar a equipe em busca de resultados melhores. Uma vez que as pessoas sejam atraídas, o atendimento diferenciado vai ajudar a fechar mais negócios.
3. Utilize o marketing digital para gerar oportunidades
Durante um momento de instabilidade econômica, apertar os cintos e diminuir os gastos é uma ação de praxe. Isso chega, inclusive, até as áreas de divulgação, como o marketing, por exemplo, que é tão relevante.
Nesse sentido, o marketing digital passa a ser ainda mais conveniente. Se o seu uso já é importante em situações comuns, durante a crise ele se torna crucial.
A partir de estratégias adequadas é possível atrair oportunidades, ampliar o alcance da marca e, também, favorecer o relacionamento.
4. Busque a fidelização de clientes
Por falar em se relacionar, fechar mais negócios não significa apenas conquistar pessoas inéditas. Isso, na verdade, também tem a ver com realizar novas vendas para quem já comprou anteriormente.
Dessa maneira, buscar a fidelização de clientes é uma tarefa que conta pontos a favor. Para tanto, é fundamental maximizar a satisfação por parte de quem compra, garantindo uma excelente percepção.
Além disso, também é necessário construir e fortalecer relacionamentos, realizando ações de follow-up. Como vender para um cliente já existente é de 3 a 14 vezes mais fácil, a tarefa de concretizar processos se torna mais simples.
Fechar mais negócios, mesmo na crise, é possível desde que o empreendimento se prepare para tanto. Com essas dicas, a tarefa ficará bem menos desafiadora, ajudando a manutenção da empresa no mercado!
O que você tem feito para gerar mais vendas? Conte nos comentários!