Quando você acessa um site de notícias buscando se atualizar sobre as novidades do dia, você provavelmente não quer ser interrompido por uma propaganda de algo que não te interessa. Essa prática de propaganda interruptiva, assim como propagandas de televisão e revista são conhecidas como outbound marketing. Nas práticas de inbound marketing, ao contrário, o objetivo é ganhar o interesse das pessoas por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público-alvo, dessa forma você se adequa a necessidade dos seus clientes e cria um relacionamento duradouro com eles.
O inbound marketing pode ser dividido em três pilares principais: SEO, marketing de conteúdo e estratégia em mídias sociais. Mas isso não é tudo, afinal, para fidelizar os seus clientes é necessário um trabalho maior.
Entre os benefícios do inbound marketing estão: custar 62% mais barato que o outbound, ter um retorno de investimento de 275% e ser considerado atrativo. Para ter um inbound marketing efetivo você pode investir nas seguintes práticas:
Crie personas
Você conhece bem o seu público? Provavelmente a sua empresa tem mais de um tipo de consumidor, então invista na criação das personas. Personas são basicamente perfis fictícios que você cria baseado na descrição da maioria dos seus clientes, te fornecendo um guia para o seu planejamento.
Para criar uma persona, colete dados dos seus clientes, entendendo as necessidades deles, adquirindo informações demográficas e descobrindo quem são essas pessoas. Compreenda quais são as dores dos seus clientes e o que eles precisam que você pode resolver.
Produza conteúdo original
Para produzir conteúdos originais você precisa estar sempre atualizado, informado e disposto a aprender continuamente. Um conteúdo inovador fará o seu cliente lembrar de você e é também uma ótima ferramenta para ser encontrado no Google.
Pense naquilo que o seu cliente necessita, nas perguntas que ele pode fazer e que você pode responder, no que você e a sua equipe são especialistas e escreva sobre isso. Tente sempre enxergar as necessidades novas dentro da sua área.
Esteja presente nas redes sociais
O seu conteúdo pode ter um grande potencial de gerar novos leads, mas para isso você precisa estar sempre divulgando ele. Quer melhor plataforma para divulgar do que as redes sociais?
Entenda as especificidades de cada uma delas e invista no compartilhamento do seu conteúdo. Não o divulgue apenas uma vez, pense no trabalho que você teve ao produzí-lo e, a partir disso, divulgue quantas vezes achar necessário (com um intervalo de tempo adequado). Afinal esse conteúdo é valioso para o seu negócio.
Nutra os seus leads
De nada adianta gerar um lead e esquecer dele depois. Crie um fluxo de e-mails contínuos com ofertas, posts e outros tipos de materiais que possam interessá-los – esse é o processo de nutrir os leads.
Antes de nutrí-los, lembre-se de segmentá-los, afinal, se você tem personas diferentes é provável que tenha leads bem distintos. Estimule seus leads a estarem sempre acompanhando as suas novidades, mas de uma forma que seja interessante para eles.
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