As 9 coisas que deixam todo gerente de marketing louco!

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Sabemos bem como é… você precisa vender 40% a mais no ano, reduzindo custos, mas tudo está uma bagunça, não existe precisão de quantas oportunidades (leads) cada vendedor precisa, não tem um histórico de quantos leads recebe mês a mês, para piorar o tíquete médio da empresa é muito “variável”, não temos precisão de quantas vendas são geradas a partir dos eventos, dos anúncios de revista, das prospecções, da assessoria de imprensa, ah, tem mais a menina que estava cuidando do digital foi trabalhar em uma agência de marketing digital… Que loucura não?

Fique tranquilo, posso te confidenciar que estamos acostumados a trabalhar com gerentes de marketing que estão em empresas que enfrentam as mesmas dificuldades. Principalmente empresas médias e grandes que estão começando a entrar no digital agora, para você ter certeza disso, vamos te mostrar as 9 coisas que deixam todo gerente de marketing louco, mas não se apavore, no fim de tudo, vamos ajudá-lo pouco a pouco a resolver todos esses problemas.

 

1.Não temos histórico de nada!

A agência que desenvolveu o site, não fala com a agência que está fazendo o site novo, para piorar a diretoria não gostou do último layout e a entrega final foi mais uma vez postergada, com isso o ultimo gerente não deixou nenhum histórico, você sabe apenas quantas vendas faz mês a mês, de resto nada, meu Deus, por onde começar?

2.Você não tem um CRM

O pessoal de TI está cotando com 5 fornecedores a implantação de um CRM, cada um tem um preço e o projeto pode levar meses, enquanto isso os vendedores sofrem para controlar as oportunidades de negócio, você não tem pipeline (funil de vendas), histórico das negociações, nem consegue qualificar os leads bons dos ruins os representantes da área comercial que saíram da empresa levaram o mailing e os contatos, que sufoco!

3.O concorrente tem um painel repleto de gráficos

A diretoria jogou na cara de todos os “n” gráficos de desempenho que a concorrência tem, quantidade de visitantes, leads recebidos, conversões (leads que convertem vendas), visitantes em tempo real, ou seja, o desafio é grande e nem sabemos por onde começar.

4.Ninguém entende a planilha que o estagiário imputa os dados do site.

Enfim o estagiário do site tem uma planilha, meio confusa, que controla os leads recebidos, o problema é que ninguém entende, está com alguns erros de fórmula, tem períodos com dados em branco e quem a criou não trabalha mais na empresa, mas “sempre foi assim” o controle da empresa.

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 5.Você não sabe quantos leads precisa entregar para cada vendedor

 É tudo uma bagunça, metade da equipe comercial tem muitos anos na empresa, a outra metade tem alta rotatividade, o quanto eles recebem de contatos, o quantos eles prospectam é tudo um mistério.

 6.Você não sabe o retorno de vendas da assessoria de imprensa, eventos e revistas.

OK! A sua meta é aumentar em 40% o faturamento de novos contratos, aumentando a quantidade de leads, porém reduzindo o custo de marketing, mas WTF, por onde você começa, o que está certo ou está errado?

Sabemos que a verba é alta em eventos, patrocínios, assessoria, revistas e anúncios, mas dá para pausar tudo? E se as vendas despencarem?

 7.Sua analista de marketing digital foi para uma agência.

 Pois é.. a menina das redes sociais estava dando um jeito nas coisas acabou de sair, recebeu uma proposta irrecusável de uma agência, mais uma vez voltamos à estaca zero.

 8.Ainda não recebeu nenhum lead das redes sociais ou blog.

 Você deve estar se perguntando, redes sociais, blog, facebook, linkedin, twitter realmente dão resultado, nada de leads ou contatos de lá, eu coloco parte da minha verba aí?

 9.A diretoria não entende nada de marketing digital

Você sabe e leu no Meio e Mensagem que o Digital é a bola da vez, duro é explicar isso para a Diretoria. Facebook para eles não serve para a empresa, blog não dá resultado, o Google é muito caro e a agência que apresentou a proposta faça grego, e agora?

Calma! Sabe porque muitos desses motivos são parecidos com os que deixam você louco no dia a dia, simplesmente pelo fato de que muitos gerentes nos contam histórias parecidas no dia a dia, é mais normal do que parece.

Foi por isso que trouxemos para o Brasil a metodologia que trabalha em todo o funil de marketing, é o inbound marketing, que além de extrair o melhor do google via otimização de sites, marketing de conteúdo, redes sociais, blog, email marketing,  é um jeito de trabalhar baseado em audiência orgânica, ou seja, cliques gratuitos, gostaria de entender melhor essa forma de fazer negócios, baixe o nosso e-book de inbound marketing e acabe com todos esses problemas!

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