Marketing para PME: em quais estratégias investir?

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O marketing tradicional e suas estratégias já não são suficientes para dar conta de atrair novos clientes. Na era da informação e da internet, as pessoas fazem por conta própria a busca sobre o produto ou serviço que gostariam de adquirir e, muitas vezes, efetuam a compra online. O fato é que não dá para negar que as pequenas e médias empresas (PMEs) precisam começar a se preocupar (se é que já não se preocupam) com o marketing digital. Por isso separamos dicas imperdíveis de marketing para PME que irão ajudar na escolha das estratégias certas. Confira!

Faça o planejamento de marketing para PME

Antes de investir em qualquer estratégia de marketing digital, faça um planejamento. Em primeiro lugar, você deve especificar qual é o seu objetivo. Depois verifique quanto pretende investir para promover o seu negócio ou produto. Escolha dentre as diversas estratégias, aquela que se encaixa melhor no seu objetivo e orçamento. Para te ajudar com essa tarefa, vamos explicar como funcionam os links patrocinados (AdWords) e o marketing de conteúdo utilizando SEO (Search Engine Optimization).

Marketing de conteúdo e SEO

Para que sua empresa seja referência em determinado serviço ou oferta de produto, você deve mostrar que entende (muito) do assunto. Se você quer atrair a atenção das pessoas para algo que sua empresa oferece, precisa disponibilizar conteúdos que sejam de alguma forma relacionados ao seu negócio, mas, ao mesmo tempo, que respondam questionamentos do seu público-alvo. Quando você oferece artigos e informações que solucionam algum problema ou questão de um cliente ou potencial cliente, cria uma relação de confiança com ele.

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Essa estratégia é chamada de inbound marketing, que engloba o marketing de conteúdo. Porém, para que este conteúdo tenha um maior alcance de público, é preciso otimizá-lo de modo que as pessoas encontrem o seu artigo quando estão em busca de determinada informação. O SEO (Search Engine Optimization), otimiza seu conteúdo para mecanismos de busca.

Fazer uso do marketing de conteúdo é uma estratégia de médio a longo prazo, embora o resultado seja bastante satisfatório. Basicamente, você vai gerar uma audiência qualificada para o seu site, mas isso leva algum tempo (e, consequentemente, recursos humanos e financeiros).

Links patrocinados

Se o objetivo é promover um conteúdo novo, que ninguém conhece, investir em links patrocinados, como AdWords, pode ser uma boa ideia. Essa estratégia também pode ser eficiente quando existe uma oferta muito específica e pontual. Isso porque os links patrocinados disponibilizam o conteúdo rapidamente nas buscas, dando prioridade para o seu site. Patrocinar um link é uma estratégia de curto prazo, com rápido retorno, mas que não fornece resultados tão permanentes quanto o marketing de conteúdo. Outro detalhe do AdWords é que é possível controlar os custos, o que permite que você só invista o que estiver dentro do orçamento.

Não existe escolha certa ou errada de marketing para PME, mas sim a estratégia certa para determinado objetivo. Você também não precisa necessariamente escolher entre fazer marketing de conteúdo ou patrocinar links. É possível fazer uso dos dois de maneira estratégica e combinada para melhorar o posicionamento e a audiência da sua empresa.
Gostou desse artigo sobre estratégias de marketing para PME? Para se aprofundar mais nesse assunto, não deixe de ler o nosso artigo sobre como inovar na estratégia de marketing digital! Compartilhe também sua experiência conosco! Use o espaço reservado para comentários para interagir!

 

 

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