O ROI é importante para qualquer estratégia de marketing, inclusive a de e-mail marketing. Trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação e relacionamento com o cliente e por essa razão é necessário elaborar uma estratégia eficiente e mensurável em que é possível medir e avaliar o ROI do e-mail marketing.
O que ROI é e para que serve?
O retorno sobre o investimento, conhecido como ROI, é bastante utilizado para levantar e identificar o retorno de uma determinada ação. O ROI do e-mail marketing, por sua vez, serve para justificar os custos gerados pela estratégia, que apesar do baixo custo não é uma mídia gratuita, mas que traz bons resultados.
Antes de começar a criar peças destinadas é fundamental definir objetivos claros. Sem eles se torna mais difícil aperfeiçoar a estratégia e haverá dificuldades inclusive em saber o que mensurar ou avaliar o ROI do e-mail marketing.
Entre os principais objetivos estão:
- Divulgar produtos ou serviços;
- Estreitar o relacionamento com os clientes;
- Aumentar leads qualificados;
- Fidelizar clientes;
- Gerar conversões de vendas, etc.
Para conseguir alcançar esses objetivos é importante que o cliente tenha facilidade em efetuar a ação. Ou seja, se for comprar um produto ou baixar um e-book, por exemplo, a ação deve ser feita em poucos cliques, uma vez que o excesso de informações ou confusão pode acarretar em uma maior taxa desistência. O pior é quando a confusão faz com que o cliente perca o interesse, marca os e-mails como spam ou desiste de permanecer na lista de e-mails.
Como calcular o ROI do e-mail marketing?
Basta usar uma fórmula para subtrair o valor total investido pelo valor total de conversões e depois dividir pelo valor total investido. Depois pegue este resultado e multiplique por 100 para o resultado em percentual.
Assim temos:
(Lucro – investimento) x 100 = ROI
Investimento
Lucro: valor monetário obtido com as conversões resultado da campanha:
investimento: total (valor monetário) gasto com a criação e divulgação da campanha.
O ideal é que a campanha seja desenvolvida por uma agência especializada nesse tipo de estratégia, a exemplo da Goomark, que possui toda a infraestrutura para diferentes práticas de marketing digital. Caso não seja esta a realidade a companha é desenvolvida in house, em que a empresa arca com todo o processo é importante é importante acrescentar custos externos (plataforma para envio, entre outros) e o tempo das pessoas envolvidas (valor/hora) para contabilizar nos cálculos.
Se optar pela agência terá todo o suporte desde o planejamento até mesmo a avaliação de resultados. Além disso, o valor cobrado pela agência já é considerado o investimento.
Exemplo prático
Neste exemplo, vamos levar em consideração que a campanha de e-mail marketing exija um investimento total de R$ 1.000. A campanha gerou 30 conversões de vendas e um lucro de R$ 5.000. Como o valor investido foi de R$ 1.000, temos o seguinte ROI:
(R$ 5.000,00 – R$ 1.000,00) = R$4.000,00
R$4.000,00 / R$1.000,00= 4
4 * 100 = 400%.
A campanha apresentou o retorno de 400%, podendo ser considerada excelente.
Resolvemos sua dúvida? Já sabe medir o ROI do e-mail marketing na sua empresa? Se não, acesse o nosso site e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades do marketing digital! Aproveite também para baixar nosso e-book sobre marketing digital e aprenda mais sobre essa área tão importante para sua empresa!