O marketing digital já não é nenhuma novidade e empresas dos mais diferentes setores já utilizam de suas ferramentas para se comunicarem com seus atuais e potenciais clientes. No entanto, investir em marketing significa dispender esforços e recursos e, para valer a pena, tem que apresentar resultados positivos. Como saber se uma campanha deu o retorno esperado? A resposta é: calculando o ROI das campanhas de marketing digital.
Entenda o conceito de ROI
ROI (do inglês Return On Investment) é uma métrica que serve para calcular os rendimentos que se obteve a partir do investimento de determinada quantia. Assim, quando calculamos o ROI das campanhas de marketing digital, descobrimos se a estratégia adotada foi acertada, se os objetivos da campanha foram atingidos e qual foi o retorno efetivo de cada real investido.
Isso é muito importante para orientar nossas ações, escolher os melhores canais e descobrir onde e o que querem os nossos clientes. Você pode comparar, por exemplo, o desempenho de cada estratégia (e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados etc.). Qual dessas estratégias resultou em mais visitas? Qual o custo de cada uma dessas visitas? E, principalmente: quantas dessas visitas resultaram em vendas? Qual o custo de cada venda?
Aprenda a calcular o ROI das campanhas de marketing digital
Agora que você já sabe o que é e para que que serve o ROI das campanhas de marketing digital, aprenda como calculá-lo e comece já a se beneficiar dessas ferramentas em suas campanhas. Antes de mais nada, entenda que o sucesso de sua campanha depende de que você tenha metas claras, estabelecidas em números. Por exemplo: aumentar em 100% as visitas no site. Ou ainda: aumentar a taxa de conversão em vendas de 8% para 12%.
A fórmula é simples: ROI = lucro líquido (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.
Mas, para que o cálculo do ROI das campanhas de marketing digital traga resultados reais e seguros, é preciso entender quais dados devem ser levados em consideração. Identificar os resultados (lucros) do investimento é fácil. Mas como saber quais os custos que devem entrar nesse cálculo? Estes variam de empresa para empresa, mas uma coisa é certa: não deixe de incluir as horas de trabalho dos colaboradores e o custo de cada ferramenta utilizada.
Para a melhor compreensão, vamos a um exemplo prático. Suponhamos que você invista R$ 5.000,00 em anúncios em uma rede social e que o CPM (custo por mil impressões) seja de R$ 25,00. Seu anúncio terá 200.000 visualizações, não é verdade? (1000 visualizações x 5.000 / 25)
Continuemos com o nosso exemplo: essas 200.000 visualizações resultaram em 1.200 cliques no anúncio. Cada clique teve um custo de R$ 4,16 (5.000 / 1.200).
E agora, o mais importante: dessas 1.200 pessoas que clicaram no seu anúncio, 120 compraram o seu produto, no valor de R$ 100,00 cada. Portanto, sua campanha resultou em R$ 12.000,00 em vendas. Já o CPA (custo por aquisição) de cada venda foi de R$ 41,66 (5.000 / 120).
Aplicando os valores acima na fórmula, temos: ROI = (12.000 – 5.000) / 5.000 = 1,40. Ou seja: cada real investido resultou em uma receita de R$ 1,40. Valeu a pena?
Saiba interpretar o ROI
Uma coisa, você já sabe: não houve prejuízos. Além de promover uma exposição de sua marca na rede social, suas vendas foram suficientes para cobrir os custos com a campanha e obter algum lucro. Agora, é hora de incluir os demais custos: do produto, administrativos etc.
Você já sabe o que é e como calcular o ROI das campanhas de marketing digital? Descubra agora como turbinar suas vendas com essa importante ferramenta. Conheça a Goomark Publicidade, que oferece soluções completas para você aumentar as suas vendas pela internet: SEO, Adwords e Inbound Marketing.
E, para aprender ainda mais, leia o post 3 segredos de marketing digital para empreendedores que nenhum livro deu até hoje.