Em épocas de crise, o trabalho de um time de vendas se torna ainda mais árduo. É fato que mais empresas estão reduzindo o orçamento e controlando seus investimentos. Então, é necessário um esforço maior para convencer os clientes e encontrar aqueles dispostos a comprarem seus produtos ou serviços.
Qual é o custo da sua empresa para vender seus produtos ou serviços? Qual é o esforço do seu time de vendas em convencer os clientes que comprar de vocês é a melhor opção? Veja estas 4 razões e entenda por que este é o momento certo para investir em marketing digital!
1- Investir em Marketing digital facilita o trabalho do time
Uma das maiores dificuldades de uma equipe comercial está em convencer o cliente de que seu produto ou serviço é a melhor opção para ele, ou muitas vezes, é necessário antes convencê-lo de que ele realmente precisa daquilo. Ao investir em marketing digital, boa parte desse processo é realizado automaticamente.
Nós chamamos isso de nutrição de leads. Esse processo ensinará seus potenciais clientes tudo que eles precisam saber sobre o que sua empresa oferece, mas não de uma forma comercial.
O objetivo aqui é criar um laço de confiança e tornar a sua empresa uma autoridade no assunto. Por exemplo, se sua companhia vende um software de gestão empresarial, você não vai começar sua comunicação com o cliente tentando vender seu software. Afinal, você ainda nem sabe se ele realmente precisa disso e o pior, o próprio cliente pode não saber que precisa de um software de gestão.
A comunicação deve ser instrutiva
Neste caso, a comunicação deve começar como algo instrutivo, ensinando o cliente o que é um software de gestão empresarial e qual a importância para sua companhia. Este tipo de comunicação deve continuar até o cliente demonstrar que está pronto para avançar a um próximo nível e você identificar que ele está pronto para compra.
É aqui que entra o time de vendas. Neste momento, seu time de vendas conversará com um cliente que já está nutrido, que já conhece a sua empresa, o que você faz e já sabe que precisa comprar um software de gestão. Ou seja, boa tarde do trabalho do vendedor já foi realizada de forma automática.
2- Maior alcance
O marketing digital tem ganhado muito espaço nas pequenas e médias empresas, devido ao seu potencial de escala com baixo investimento. Nenhuma equipe de vendas consegue atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ao investir em marketing digital, sua marca pode ficar conhecida para um grande público, pois boas ações têm um grande alcance de forma rápida.
3- Torne-se referência
Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas é o Inbound Marketing. Este método utiliza a geração de conteúdo para atrair e se comunicar com seus potenciais clientes. Este tipo de abordagem tem duas grandes vantagens:
- torna sua empresa referência no assunto, passando muito mais confiança ao seu público;
- aumenta sua autoridade nas principais ferramentas de busca, tornando-se um investimento a longo prazo.
4- Agilidade na visualização de resultados
Uma das principais vantagens ao se investir em marketing digital está na mensuração e visualização dos resultados de forma imediata. Você consegue medir em tempo real quantas pessoas acessaram seu site a partir de uma determinada campanha, quantas clicaram em cada tipo de conteúdo e quantas solicitaram um orçamento, por exemplo.
Essa agilidade na visualização dos resultados ajuda a empresa a definir melhor suas estratégias e identificar novas oportunidades de negócio. A ideia ao investir em marketing digital não é substituir seu time de vendas, afinal, esta equipe terá uma importante função na negociação e no fechamento do negócio.
Mas investindo em marketing digital, sua empresa conseguirá buscar novos mercados, um volume de clientes maior e seu ciclo de vendas será mais rápido. Tendo em vista que seus potenciais clientes estarão mais próximos do fechamento do negócio do que nos modelos de vendas tradicionais.
Quer saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais? Acesse o nosso blog e aprenda com quem entende do assunto!