Com a crise econômica que atinge o Brasil desde 2014, muitas empresas tiveram que rever suas estratégias para não acabarem fechando as portas. Os negócios que conseguiram se manter ativos com muito esforço, querem encontrar novamente o caminho do crescimento. Nesses períodos de recessão, é preciso conhecer ações, como o marketing digital, que ajudam a tirar a sua companhia do buraco.
Mas, muitas dúvidas passam pela cabeça dos empresários, por exemplo: como conquistar clientes em meio ao desemprego e a queda do poder aquisitivo? Investir em marketing digital não será um gasto adicional para a minha empresa? Será que eu vou conseguir atingir mesmo o meu público-alvo?
Essas e outras questões são comuns, principalmente quando a empresa está no vermelho e precisa ser assertiva em seus próximos passos. Para mostrar que o marketing digital é o melhor caminho para o seu negócio, listamos a seguir os principais pontos que evidenciam que essa é a melhor escolha para a sua companhia. Confira!
Saiba porque investir em marketing digital é um bom negócio
O objetivo do marketing é difundir a marca perante o público-alvo da empresa. Com a consolidação das ações, a companhia conquista novos clientes, aumenta as suas vendas e consegue dar um passo importante no processo de fidelização.
Ignorar todo esse potencial do marketing digital, principalmente nos momentos difíceis, diminuirá consideravelmente a visibilidade da sua empresa e também as chances de fazer novos e bons negócios.
É justamente nos períodos de recessão que é preciso conquistar a confiança do consumidor, mostrando a ele que os seus produtos ou serviços são essenciais e a aquisição representa um investimento e não um gasto.
Serviço acessível para todas as empresas
Quando a companhia está no vermelho, é comum que a verba destinada a divulgação seja reduzida ou até mesmo cortada. Mas, essa decisão pode ajudar a enfraquecer ainda mais os negócios. Com vimos acima, investir em marketing digital é fundamental para impulsionar as vendas e alcançar novos clientes, e extinguir esse investimento deixará a empresa sem acesso a inúmeras possibilidades de crescimento.
Ao contrário do que acontece com os anúncios nos veículos tradicionais, como TV, rádio, jornais e revistas, que cobram um valor bastante alto pela publicidade, investir em marketing digital é acessível para todas as empresas, de micro a grande porte.
Mesmo com orçamentos reduzidos, as pequenas e médias empresas podem começar a investir em marketing digital para sair do buraco. Para isso, é interessante conhecer bem cada canal e as possibilidades que eles oferecem.
Foco estratégico no seu público-alvo
Quando a companhia está passando por um período difícil, é preciso evitar erros que possam afundar ainda mais o negócio. Por isso, investir em marketing digital é importante para que a empresa foque todos os seus esforços em seu público-alvo.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 58% da população brasileira usa a internet, o que representa 102 milhões de internautas no país. Certamente os seus clientes em potencial estão na web e para encontrá-los é necessário dar início ao marketing digital.
A seguir, listamos dois dos diferenciais dessa modalidade de marketing que ajudam a sua empresa a voltar a crescer.
Segmentação do público
Como falamos, qualquer erro nos períodos de crise pode ser crucial e levar até a falência. Com o marketing digital, as empresas têm a chance de segmentar o seu público de acordo com os interesses, gênero, idade e localização geográfica. Assim é possível evitar que a verba de marketing seja destinada a consumidores que não tem relação alguma com o seu produto ou serviço.
Mensuração dos resultados
Ao investir em marketing digital, a sua empresa consegue mensurar os resultados de todas as campanhas, identificando quais ações alcançaram bons resultados e quais devem passar por melhorias. Essas métricas ajudam a maximizar o orçamento das companhias, evitando investimentos desnecessários e que possam comprometer ainda mais o caixa da sua empresa.
Abordamos neste artigo algumas das características que mostram que investir em marketing digital é importante para tirar sua empresa do buraco e trazer de volta a prosperidade. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários, que retornaremos em breve.