Para qualquer empresa, a divulgação deve ser um ponto muito importante dentro da estratégia inteira do negócio. Ela é a ponte que liga todo o seu esforço para criar um produto aos consumidores que comprarão esse trabalho. Sem divulgação, como as pessoas ficariam sabendo sobre a relevância da sua marca, o diferencial dos seus produtos e o seu posicionamento frente ao mercado?
Nesse sentido, o inbound marketing é um aliado e tanto. Ele já deixou o status de tendência para trás e hoje é uma forma consolidada de ganhar espaço no mercado.
Se você precisa começar um trabalho como esse e não sabe por onde, fique ligado no post que preparamos. Veja agora como iniciar uma estratégia de inbound marketing na sua empresa.
Entenda de uma vez por todas o que é inbound marketing
O inbound marketing é um conjunto de táticas usadas para atrair mais pessoas para o seu negócio. Ou seja, é uma forma de gerar leads e educá-los sobre a relevância do seu negócio. A consequência desse processo será vista num fluxo de vendas mais simples de ser concluído. Dessa forma, podemos concluir que esse é o começo do seu funil de conversão. Isto é, quando uma empresa investe nesse tipo de estratégia, ela está de olho no aumento das vendas.
Alie-se a quem entende do assunto
Um ponto muito importante é entender que você é capaz de colocar a estratégia para funcionar, mas não precisa. Isto é, o seu tempo pode ser consumido por aquelas coisas sobre as quais você tem conhecimento aprofundado. Enquanto a sua estratégia de inbound marketing pode ser tocada por uma equipe de especialistas. São pessoas que passam o dia inteiro estudando, atualizando-se e produzindo conteúdo para que o seu negócio prospere na internet.
Tenha um posicionamento de mercado claro
O posicionamento de uma marca é o espaço que ela ocupa na mente do consumidor. Ou seja, são os diferenciais e valores que ela propaga e que permitirão ao público se sentir representado, a criar conexões. Por isso, um ponto muito importante dentro de uma estratégia de inbound marketing é ter o seu posicionamento bastante claro. Isso porque todas as táticas aplicadas partirão dele. Se você estiver confuso sobre o assunto, dificilmente os resultados virão.
Saiba qual é a sua voz e o que ela diz
Assim que definido o seu posicionamento, a marca deve ter uma voz na internet. Ou seja, se ela fosse uma pessoa, como ela falaria? Qual seria o vocabulário mais adequado de acordo com o seu posicionamento? Quais são os assuntos que a interessa e sobre os quais ela tem conhecimento aprofundado?
As respostas dessas perguntas funcionam como guias para quem for desenvolver a sua estratégia. Por exemplo, na produção de conteúdo, são elas que mostrarão aos redatores como reproduzir o seu posicionamento em palavras que interessem ao seu público.
Prepare-se para o tempo dos resultados
Cada braço do inbound marketing tem tempos diferentes para apresentar resultados. Enquanto os anúncios no Google Adwords tem retorno praticamente imediato, as redes sociais são mais lentas de serem construídas até que atinjam certa relevância. Da mesma forma, um blog com conteúdos originais é uma tática de médio e longo prazo. Por isso, e para evitar frustrações, tenha todo esse tempo de resposta em mente e certifique-se de que a sua estratégia cobre resultados de curto, médio e longo prazos.
O inbound marketing é uma excelente alternativa para empresas que precisam gerar novos leads. Ele também atua na fidelização de clientes, uma vez que os alimenta com conteúdos originais constantemente e provam a sua relevância no mercado.
Quais expectativas você tem com relação a essa abordagem? Use a caixa de comentários para explicá-las.