Assim como em qualquer área, os empreendedores buscam sempre aumentar o retorno de investimento (ROI) em ações de marketing. Traçar campanhas eficazes, que apresentam um bom desempenho e que trazem para o negócio os ganhos que foram planejados é o cenário ideal. Porém, controlar e aumentar o retorno de investimento não é uma tarefa tão simples, ainda mais para quem não domina a área de marketing.
É preciso conhecimento e experiência para aplicar estratégias vencedoras em suas campanhas, principalmente no mundo digital. Se a sua empresa está falhando nessa etapa, indicamos a leitura do artigo a seguir, pois reunimos 3 técnicas infalíveis para aumentar o retorno de investimento em ações de marketing. Confira!
Entenda o que é ROI e a sua importância
Antes de aplicar técnicas eficazes de como aumentar o retorno de investimento, é interessante que os empreendedores entendam o que é ROI e porque ele é importante para o marketing da sua empresa.
O retorno de investimento é o cálculo que aponta os resultados obtidos pelas empresas referentes a um investimento realizado. No caso do marketing, o ROI irá apresentar os ganhos gerados nas campanhas. Por exemplo, para cada real investido nas ações de marketing digital, quantos retornaram para a empresa?
É importante que os empreendedores encarem o retorno de investimento como uma métrica fundamental para o desenvolvimento do negócio, pois ele ajuda a identificar os investimentos que apresentam maior retorno, permitindo a alocação de recursos de forma mais estratégica e inteligente.
1. Atraia leads qualificados para o seu negócio
A primeira técnica infalível para aumentar o retorno de investimento tem a ver com a captação de leads. Quanto mais qualificado for os prospects, maiores serão as chances de conversão. Por isso, é importante que as empresas se atentem as estratégias que ajudam a atrair esse público.
Landing pages bem direcionadas e materiais promocionais dentro do perfil e das expectativas dos consumidores ajudam as companhias a alcançar leads qualificados e ampliar o retorno de investimento.
2. Nutrição dos clientes
Não basta atrair leads para o seu negócio, é preciso manter os prospects e clientes bem nutridos durante toda a jornada, assim a missão de aumentar o retorno de investimento será executada de forma eficaz.
E-mails marketing, newsletters e conteúdos multimídia são excelentes formas de manter um relacionamento interessante com o seu público, estando sempre presente e mostrando boas opções para que os clientes efetuem uma compra, de imediato ou no futuro.
3. Layout adequado ajuda a aumentar o retorno de investimento
Outra técnica simples, mas que ajuda muito a aumentar o retorno de investimento, é a questão do layout utilizado pelas empresas no mundo online, como em e-mails, sites, e-commerces, entre outros canais. Um layout desconfigurado, pesado e com as informações espalhadas não alcançará um bom ROI.
Organizar-se para que todos os canais da sua empresa sejam responsivos e com visual atraente ajudará o seu cliente a receber o conteúdo da forma correta e, caso ele esteja preparado, conseguirá seguir para a próxima etapa da jornada de compra.
Apresentamos no artigo de hoje 3 técnicas infalíveis para aumentar o retorno de investimento em ações marketing na sua empresa. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra o que não pode faltar na sua estratégia de marketing digital.