Independentemente do porte ou segmento da empresa, aumentar as vendas é uma meta comum nas corporações e faz parte dos planejamentos das áreas comercial e de marketing. Apesar de ser um objetivo claro, nem sempre aumentar as vendas é algo simples para os colaboradores, ainda mais em tempos de crise financeira.
A junção de vários fatores auxilia os vendedores na busca por novos clientes, como, por exemplo, a motivação da equipe, os recursos utilizados para gerar mais leads e, claro, o treinamento dos profissionais. Mas, além desses pilares, há também outras estratégias que ajudam a aumentar as vendas do seu negócio e é sobre elas que iremos falar a seguir. Não perca!
Equipe unida e preparada para alcançar a meta
Bom, o primeiro passo para aumentar as vendas da sua empresa tem a ver com a preparação dos colaboradores que receberão essa meta. É importante que todos estejam bem treinados, conheçam todos os detalhes do produto ou serviço, tenham informações sobre os clientes e estejam motivados para alcançar esse objetivo.
Além disso, a incumbência de aumentar as vendas deve ser compartilhada entre todos os departamentos da empresa, não se restringindo apenas ao comercial e ao marketing. Essa união é muito importante para que a companhia consiga concretizar bons negócios.
Estratégias para aumentar as vendas de forma efetiva
Com o time bem preparado, damos início a outro passo importante para aumentar as vendas, que é a inserção das estratégias de negociação. Antes de iniciar qualquer abordagem, é fundamental que os vendedores tenham internalizado os seguintes objetivos:
- Vender para mais clientes da carteira
- Vender para clientes novos (prospecção)
- Aumentar o ticket médio de cada venda
- Vender para clientes que estão inativos
Por meio desses quatro objetivos, o vendedor conseguirá traçar com mais clareza as suas estratégias de negociação, abordando cada cliente de forma personalizada, de acordo com o perfil definido acima.
Marketing assertivo para gerar bons negócios
Como mencionado no início, muitas empresas compartilham a meta de aumentar as vendas entre a área comercial e a de marketing. Por isso, uma das formas mais eficazes de gerar bons negócios é por meio de ações de marketing assertivas.
A empresa pode criar um blog, perfil nas redes sociais ou mesmo um site para se aproximar do público-alvo e começar a estabelecer uma relação. Com um bom planejamento de marketing digital, o seu negócio conseguirá obter leads qualificados, que têm grande potencial para se tornarem clientes ativos da sua empresa, ajudando a aumentar as vendas de forma rápida e bastante efetiva.
Mas, vale ressaltar que essa captação somente será possível se a companhia oferecer ao público conteúdos relevantes, que esclareçam questionamentos comuns e que tragam vantagens diferenciadas para quem os acompanha.
Você conferiu no artigo de hoje dicas de como aumentar as vendas de forma planejada, investindo na preparação do time e em ações estratégicas. Para saber um pouco mais sobre como o marketing pode se tornar um aliado do seu negócio, veja em nosso blog o post que mostra como aumentar a produtividade utilizando o marketing digital.