Como calcular o ROI das estratégias de marketing?

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O marketing não é uma ciência exata, mas os cálculos e fórmulas fazem parte do dia a dia dos profissionais da área, pois saber quanto dinheiro cada uma das ações promocionais está gerando deve ser uma preocupação constante de qualquer empresa.

Pensando nisso, neste artigo nós vamos aprender como calcular o ROI das estratégias de marketing, e os principais desafios para as pequenas e médias empresas nessa tarefa.

Afinal, o que é ROI?

O ROI (Return on Investment) é um termo do inglês que significa Retorno do Investimento e é um cálculo utilizado para medir os resultados, geralmente financeiros, cada ação de marketing pode gerar para a empresa.

Este cálculo pode ser usado não apenas para mensurar os resultados das ações de marketing digital (apesar de ser mais fácil nesse caso), como o Facebook Ads, Google Adwords e e-mail marketing, mas também para as ações de marketing tradicional, como produção de folders, ações de panfletagem, anúncios em jornal e etc. Calcular o ROI é indispensável para identificar quais ações geram mais resultados e quais precisam de ajustes para serem mais eficientes.

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Como calcular o ROI das estratégias de marketing?

A forma mais simples de se calcular o ROI das estratégias de marketing consiste em pegar o número de vendas geradas por cada ação promocional, subtrair deste valor os custos de marketing e depois dividir o resultado pelo custo de marketing. A fórmula poderia ser vista da seguinte forma:

(Vendas geradas – Custo de Marketing) / Custo de marketing = ROI

Para você entender melhor como o cálculo funciona, veja este exemplo: suponha que uma campanha no Google Adwords tenha custado R$ 200,00 e gerou no final R$ 2.000,00 em vendas. Aplicando a fórmula para calcular o retorno do investimento podemos concluir que o ROI desta estratégia de marketing foi de 900% ((R$ 2000 – R$ 200) / R$ 200).

Os desafios de trabalhar o ROI de de suas campanhas

Agora que você já sage como calcular o ROI de suas campanhas de marketing, o primeiro grande desafio é compreender o período de tempo necessário para colher e mensurar todos os resultados de sua campanha.

Como algumas ações de marketing visam o longo prazo, elas podem envolver muitos processos até levarem a conclusão de venda. Cada ação deve ser acompanhada em tempo real para identificar quais ações estão produzindo resultados e quais ações precisam ser repensadas, não perdendo o foco que é a geração de mais negócios para sua empresa. Está é uma tarefa que exige dedicação e que costuma tomar dar muito trabalho, mas é indispensável para aumentar a taxa de retorno do investimento.

Por este motivo é muito importante contar com o apoio de especialistas para cuidar de suas estratégias de marketing, pois eles são mais preparados para analisar os resultados de cada ação promocional e fazer os ajustes necessário em cada uma delas, garantindo o retorno do investimento e evitando erros que prejudicam o sucesso de cada campanha. Contar com uma agência especializada é sempre a melhor opção, independentemente do tamanho do negócio.
E você, aprendeu como calcular o ROI das estratégias de marketing de sua empresa? Compreendeu os desafios comuns desta tarefa? Aproveite e aprenda também como saber os custos de marketing para o seu negócio! Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco! Use o espaço reservado para comentários!

 

 

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