Ter uma alta quantidade de clientes é bom, mas só isso não é suficiente para que sua empresa tenha êxito no mercado. Uma carteira recheada de contatos, por exemplo, não significa que você terá vendas incríveis.
Isso porque simplesmente colecionar clientes em um registro interno, como se todos fossem iguais, impede que o potencial de cada relacionamento seja aproveitado.
Organizar a carteira de clientes é um passo fundamental para garantir a maior satisfação do consumidor. E consequentemente aumentar as chances de fidelização. Para entender melhor o que significa investir na qualidade de sua carteira, continue a leitura do post!
Para organizar a carteira de clientes é importante segmentá-la
Você deve pensar em cada cliente como um indivíduo, e não na sua clientela como um todo. Afinal, cada um terá características próprias, o que requer cuidados específicos. Isso não quer dizer que não é possível identificar similaridades entre grupos.
É justamente através delas que você consegue separar os seus clientes de acordo com perfis semelhantes. Isso pode ser feito por meio do agrupamento dos seus interesses e hábitos de compra.
A partir da segmentação dos clientes, você consegue direcionar a linguagem para comunicar-se com quem compra com você. Personalizando desde as ações de marketing ao atendimento, facilitando a conversação e divulgação de ações promocionais. Certifique-se de que cada perfil receba um tratamento diferenciado.
Toda informação que uma empresa tem a respeito dos clientes pode ser usada para melhorar o relacionamento com eles. Muita atenção deve ser dispensada, não somente no momento de fechar o negócio, mas também no pós-venda.
Vale a pena recuperar seus clientes perdidos
Organizar a carteira de clientes também significa recuperar os clientes que estão se tornando inativos. Se alguns clientes deixaram de comprar na sua empresa, é essencial saber as razões. Porém, mais do que isso, saber o que fazer para mudar esse quadro.
Para isso é preciso acompanhar de perto aqueles clientes que aos poucos estão saindo da sua carteira. Por meio de um planejamento, preparar ações que evitem a inatividade deles.
Prepare quem entrará em contato com o cliente e qual a melhor forma de abordagem. Manter-se de olho nessa movimentação é uma missão não só do líder, mas também dos vendedores.
Deve-se analisar o ciclo de vendas dos clientes
Isso é fundamental para saber quando é o momento de investir em um cliente para uma nova compra. Quando se observa a frequência com a qual um cliente compra na empresa, é possível identificar o intervalo de tempo que ele precisa para voltar a fazer negócios.
Isso também facilita as ações para evitar a inatividade dos clientes. Assim, a empresa consegue reconhecer os padrões de mercado e não gasta energia focando nos clientes que não estão no momento certo para uma nova transação comercial.
As metas precisam ser definidas com bom senso
Os vendedores precisam ser motivados para alcançar melhores resultados, mas as metas não podem ser impossíveis de conquistar. Atingir as metas também tem relação com o ato de organizar a carteira de clientes.
Com a segmentação dos perfis e a observação dos ciclos de vendas, fica mais fácil acertar na hora de estabelecer as metas e motivar a equipe. É importante saber se faz sentido que alguns colaboradores tenham metas maiores que outros, e também distinguir aqueles que precisam de mais orientação devido às suas dificuldades.
Esses passos podem ajudar a sua empresa a organizar a carteira de clientes, atingir as metas e aproveitar melhor as oportunidades!
Se ainda ficou alguma dúvida ou você tem outras dicas para contribuir conosco, deixe aqui o seu comentário!