O percurso percorrido pelos consumidores desde a pesquisa até a efetivação da compra de um produto ou serviço mudou bastante nos últimos anos com a ascensão da internet em todo o país. Hoje, um dos principais canais utilizados pelos clientes durante essa jornada são os buscadores, como o Google.
Por meio desse canal, é possível pesquisar as informações sobre um produto ou serviço, comparar preços e conhecer a opinião de outros consumidores, seja ela positiva ou negativa. Todos esses dados ajudam a moldar a decisão do cliente. Sendo assim, ter um bom posicionamento nos buscadores e manter a sua empresa com ótimas avaliações são estratégias eficazes para atrair mais consumidores para o seu negócio, aumentando também o número de conversões.
Se você é empreendedor ou gestor e quer melhorar o seu posicionamento nos buscadores da internet, confira na sequência deste artigo as duas principais formas de alcançar esse objetivo.
Links patrocinados
A forma mais rápida de melhorar o posicionamento nos buscadores da internet é por meio do trabalho realizado através dos links patrocinados. A ferramenta mais utilizada nos dias de hoje é o Google Ads, do próprio Google. Com ele, as empresas conseguem criar campanhas de anúncios que aparecem antes dos resultados das pesquisa orgânicas. Claro que para isso é fundamental criar campanhas bem estruturadas.
Cada vez que um cliente em potencial pesquisar algo relacionado com a sua empresa, segmento e palavras-chaves selecionadas na campanha, o seu anúncio aparecerá. A companhia pagará somente quando o usuário clicar no anúncio. Vale destacar que essa estratégia ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores da internet e ainda aprimora os resultados das empresas, pois os anúncios são criados de forma segmentada de acordo com o perfil do seu público-alvo.
SEO é uma das formas mais eficazes de melhorar o posicionamento nos buscadores da internet
Outra estratégia muito interessante e que ajudará a sua companhia a melhorar o posicionamento nos buscadores é o SEO (Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca).
Diferentemente dos links patrocinados, que gera custos mensais para as empresas conforme os cliques recebidos nas campanhas, uma boa estratégia de SEO consegue melhorar o posicionamento nos buscadores da internet de forma orgânica, ou seja, sem custos adicionais.
Isso é possível porque o SEO foca no desenvolvimento de conteúdos específicos para cada palavra-chave relevante para a sua empresa, melhorando o posicionamento das páginas dos sites e blogs por conta dessas menções nos materiais ricos.
Deste modo, todas as vezes que um usuário buscar pela palavra-chave utilizada pela sua empresa, ele poderá encontrar a sua página e clicar nela quantas vezes quiser, sem que isso gere um gasto a mais, como acontece com os links patrocinados.
Sendo assim, os benefícios para as companhias são maiores com o SEO, pois o investimento será voltado exclusivamente para o planejamento e execução da estratégia. Entretanto, vale destacar que para começar a melhorar o seu posicionamento nos buscadores da internet, o SEO demora um certo tempo e alguns ajustes são necessários, por isso, essa é uma estratégia eficaz a médio e longo prazo.
No artigo de hoje, apresentamos duas formas interessantes de melhorar o seu posicionamento nos buscadores da internet. Se você quer começar a aplicar essas estratégias, mas não sabe como fazer, veja também em nosso blog o post que aponta quando você deve procurar uma agência de marketing digital para o seu negócio.